Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 732

exclamação, evidenciando certa emoção do sujeito, ou da interrogação, demonstrando
indignação perante algum fato ocorrido; tratam-se, ainda, tais entoações, do uso de
palavras rotineiras que, dependendo da situação e da maneira como foram inseridas no
enunciado, manifestam determinado sentido, por vezes, distante ou mesmo oposto de
seu uso convencional; etc.
Outro exemplo da entoação registrada na escrita está expresso em uma das
análises realizadas por Jean-Michel Adam (2008) onde o autor verifica as alterações
entre o pronunciamento da fala de André Malraux, em nome do governo francês, e a
transcrição desse mesmo discurso. Entre as alterações são apontadas, por Adam, a
diferenciação rítmica entre a fala de Malraux e o seu registro na escrita; bem como a
não duplicação de palavras, fator que não permitiu registrar, no impresso, as repetições
pronunciadas no discurso oral (cf.pp.68-73).
Quando se pensa nos livros didáticos que são direcionados aos alunos, essa
entoação
pode ser percebida de diferentes formas, e em diferentes momentos da obra.
Pode-se verificar, por exemplo, o uso de exclamações e adjetivos já na apresentação do
livro, a fim de se reiterar o valor da obra que se destina ao leitor (e ao comprador).
Pode-se, ainda, encontrar, na introdução às atividades de leitura, algum termo que
denuncie a qualidade do texto a ser apresentado – neste caso, podemos supor o emprego
de um termo como texto ‘belo’, ‘interessante’; ou mesmo ‘fácil’ e ‘curto’, indicando ao
leitor o nível do texto que será oferecido à leitura -. Mas essas marcas de tom valorativo
podem estar expressas também no próprio corpo do texto literário e, neste caso, pode-se
citar como exemplo o uso de pontuações outras que não aquelas empregadas no texto
original, alterando o sentido outrora pretendido pelo primeiro autor.
Já o
estilo
, embora apresente características e ‘funções’ semelhantes àquelas da
entoação, engloba, de acordo com a perspectiva bakhtiniana, aspectos mais abrangentes
e, por isso mesmo, não tão explícitos. O estilo, concebido pelo Círculo enquanto marcas
do posicionamento do sujeito no mundo (cf. Souza, pp.123-9) se dá no processo mesmo
de construção do enunciado, diz respeito aos fatores que vão desde a eleição das
palavras, da escolha textual à forma como se apresentou, por fim, o texto pronunciado. -
Em se tratando do objeto de análise da pesquisa, pode-se dizer que o estilo corresponde,
então, à escolha, por parte do autor/editor do livro didático, do texto literário que irá
compor o manual, bem como à (nova) forma que foi a ele atribuída, por meio da
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