Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 738

seleção dos recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais da língua mas, acima de tudo,
por sua construção composicional. Todos esses três elementos – o conteúdo temático, o
estilo, a construção composicional – estão indissoluvelmente ligados no todo do
enunciado e são igualmente determinados pela especificidade de um determinado
campo da comunicação.
Dentro dessa perspectiva, os gêneros
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são práticas linguísticas (orais ou
escritas) construídas a partir das relações socioculturais dos sujeitos cotidianamente.
Bakhtin considera que os gêneros são formados por “
tipos relativamente estáveis
de
enunciados” (destaque do autor) de campo de utilização da língua.
O emprego de um determinado gênero ocorre pela multiplicidade de
circunstâncias que os sujeitos lidam em diferentes sistemas sociais aos quais participa, a
saber: conversa em família, uma aula na escola, um telefonema ou um relatório de
prestação de contas do trabalho, entre outros. A diversidade dos gêneros se dá, pois,
pela grande possibilidade de constituição nas mais variadas situações sociais das quais
os sujeitos participam.
Em relação a isso, também é necessário considerar que os gêneros podem
sofrer alterações no decorrer de seu uso. As mudanças sociais e a evolução tecnológica
fazem surgir novos gêneros ao mesmo tempo em que se deixa de utilizar outros. Um
exemplo disso são os gêneros que advieram da rede mundial de computadores –
Internet
. Devido à criação das redes sociais e à fusão entre as mídias (televisão- rádio-
revista=
internet
), sucedem-se diferentes possibilidades de linguagens, por
consequência, inauguram-se novos gêneros.
Bakhtin (2003) considera que, ao se falar de gênero, é preciso estabelecer uma
distinção entre os gêneros discursivos primários e os secundários. Para o autor, os
gêneros discursivos primários são aqueles que se formam por meio das “condições da
comunicação discursiva imediata”, por exemplo: a conversa familiar, a carta, o diálogo
ente amigos; já os secundários seriam os que nascem com o “convívio cultural mais
complexo”, contando com uma organização e um planejamento maior, em geral, com o
uso da escrita (o romance, o discurso de posse, a resenha etc)
Os gêneros secundários são o resultado da transformação dos primários. Esses
estão ligados à divulgação pública dos textos, precisam ser previamente organizados.
Diferentemente de uma conversa que se estabelece no momento da interação, os textos
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Não será feita aqui uma discussão teórica para tratar da nomenclatura gênero textual e gênero
discursivo.
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