Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 730

da língua, ou seja, engloba o texto falado ou escrito e também o contexto em que tal
texto foi produzido (como o lugar, o momento histórico e os interlocutores), como tratar
de ‘enunciado’ o que diz respeito a apenas uma parte dele, qual seja a da materialidade
linguística?
Esse problema também foi apresentado por Émerson de Pietri (2010, cf. pp.13-
5), o qual afirma que, sob a perspectiva bakhtiniana, diferentemente de outras teorias, há
uma associação entre enunciação e enunciado, ou seja, entre o que diz respeito ao
acontecimento concreto e o que se refere ao “resto material” deste mesmo
acontecimento. Conforme afirma Pietri (2010, p.15), nas teorias de Bakhtin se “observa
o enunciado segundo as marcas que guarda em si do que é histórico, social, ideológico”.
Isto porque, se se concebe determinado enunciado em seu caráter dialógico, ou seja,
enquanto uma resposta a outros atos de linguagem que o precederam; e, ao mesmo
tempo, enquanto um ato que, necessariamente, suscita outras atitudes responsivas por
parte dos interlocutores, verifica-se a possibilidade de entrever, no corpo textual do
enunciado, os vestígios de sua formação discursiva.
É nesse sentido que se considera a apresentação da literatura sobre o livro
didático enquanto um enunciado concreto, produzido dentro da esfera educacional,
afinal, concebe-se, tal enunciado em seu caráter dialógico, ou seja, enquanto uma
resposta a determinados atos (de linguagem) que o precederam e que o sucederão na
cadeia discursiva. E é desta forma que se almeja identificar, também, durante o processo
de análise, quais os possíveis diálogos que se estabelecem entre a produção dos manuais
e os documentos oficiais que precederam a sua publicação, bem como os interlocutores
aos quais os textos literários, neles apresentados, se dirigem.
A expressividade do enunciado: qual a entoação e o estilo empregado na apresentação
do texto literário sobre o manual?
Rememorando os gêneros discursivos, ou formas enunciativas, conforme
proposto pelo Círculo, e considerando o fato de serem construídos sócio-historicamente
pelos indivíduos, verifica-se que eles preparam ou ‘antecipam’ a interação entre os
sujeitos; isto porque, ao empregar determinados recursos linguísticos próprios a
determinado gênero, na construção de seu enunciado, o locutor oferece indícios de sua
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