Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 724

Sobre a proposta da pesquisa
Tendo em vista as funções atribuídas à literatura, quais sejam aquelas de
entretenimento e aprendizado, sobre as quais discorreram os autores Aristóteles (1993),
Antonio Candido (1972) e Vicente Jouve (2004), faz-se necessário indagar: com que
intuito e de que maneira são introduzidos os textos literários nas escolas? A apropriação
que se faz desses textos permite, de fato, explorar todos os seus recursos, de modo a
proporcionar o lazer e, sobretudo, os conhecimentos propiciados pela literatura?
Com o intuito de refletir ou – quem sabe – de responder algumas questões
concernentes ao ensino de literatura, sobretudo no nível fundamental, iniciou-se a
pesquisa de mestrado que vem sendo desenvolvida na Faculdade de Educação da
Universidade de São Paulo com a proposta de se estudar os modos de apropriação e de
inserção dos textos literários nos livros didáticos de Língua Portuguesa.
Para a realização da análise proposta, selecionaram-se os manuais didáticos
direcionados às antigas 5ª e 6ª séries do ensino fundamental (atuais 6º e 7º anos) os
quais foram publicados, no estado de São Paulo, nos períodos de 1970, 1980 e 1990
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; e,
como complemento à análise, consultam-se os documentos oficiais que estiveram em
voga no período de elaboração/publicação desses livros, quais sejam os
Guias
curriculares
para o ensino de primeiro grau
(1975) e as
Propostas curriculares
[também]
para o ensino de primeiro grau
(1991).
Embora se tenha como objeto o livro didático de Português, o foco da análise
reside na apropriação dos textos literários e na sua apresentação sobre a página do
manual. Busca-se, no decorrer do estudo, compreender a imagem dos destinatários e a
prática de leitura projetadas nos textos, à maneira como foram apresentados nesses
suportes.
Para o estudo da apropriação da literatura no livro didático de Português recorre-
se a algumas teorias acerca do discurso e também da fabricação dos livros, bem como
das intervenções realizadas sobre os textos durante esse processo (de fabricação). Entre
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 As 
obras direcionadas às antigas 5ª e 6ª séries encontram-se disponíveis no acervo LIVRES
(Banco de dados de Livros Escolares Brasileiros (1818-2005)), da Biblioteca da Faculdade de Educação
da Universidade de São Paulo e foram consultadas por meio do site:
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97022004000300007&script=sci_arttext
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