Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 466

Dessa forma, ressoa neste discurso uma memória segundo a qual o homem não é
tangido pela fraqueza, pela emoção; materializa-se, portanto, uma formação discursiva
que não pode enunciar o masculino de um lugar marcado pela fragilidade e
sensibilidade, pois esta posição, caso ocupada, estigmatizaria o indivíduo por
relacionar-se, de acordo com o estereótipo associado a ser homem e mulher, ao
feminino.
Alguns efeitos de sentidos metaforizados postulam implicitamente, por meio da
ideologia dominante e regente deste discurso, o que é ser homem e ser mulher (que
merece ser presenteada com o veículo), bem como o que é ser mãe, sentidos, no que
tange ao masculino e ao feminino, que parecem estar de lados opostos, contrapondo-se
quanto à valorização e caracterização na memória social.
Vejamos quais são estes
sentidos e como eles estão dispostos:
- Mulher é mãe:
“busca os sobrinhos para brincarem com as crianças que voltaram da
escola”
- Mãe é zelo e responsável pela educação dos filhos:
“leva as crianças à escola”, “vai à
feira”
- Mulher é sensibilidade e amabilidade:
“leva mamãe para casa”, “vai visitar as
amigas”, vai ver como titia Celina está passando”
- Mulher é símbolo da beleza:
“vai ao cabeleireiro”, “vai à costureira”
X
- Homem é viril e detentor do poder:
posição imponente do homem ao lado do carro
(linguagem visual)
- Homem é provedor do sustento familiar:
“de manhã vai ao trabalho e volta à noite”
- Homem é trabalhador e chefe de família:
possui um carro e uma profissão respeitada -
vestimenta mais formal (linguagem não-verbal)
Por meio dos objetivos imputados pelo gênero discursivo, há uma tentativa de
maior originalidade e uma aparente emancipação feminina, que não pode, contudo, ser
confirmada no discurso. Na verdade, instaura-se, por meio da legitimidade atribuída ao
discurso midiático e aos gêneros por ele caracterizados, uma reafirmação dos lugares e
posicionamentos ideológicos dominantes já vigentes que são concebidos como um
modelo social e ideológico a ser seguido e não questionado pela mulher, bem como pela
sociedade em geral.
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