Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 162

que o texto visual, “em suma, é entendido como um espaço significante sujeito ao
exame de um discurso analítico”. (CALABRESE, 1986, p.133).
Sobre as considerações expostas, a cultura visual, vem questionando não apenas o que
as imagens dizem, mas principalmente o modo como vemos as imagens, que são
portadoras de significados. Sendo assim, nosso interesse está sobre as questões que
envolvem a “visualidade construída a partir de um repertório”.(NASCIMENTO, 2006).
A imagem não deve ser lida apenas pelo seu valor estético, mas principalmente,
buscando compreender o papel social da imagem na vida da cultura. O exercício da
leitura tanto de textos verbais como em textos visuais a partir desta concepção cultural
visa dotar os leitores contemporâneos de uma capacidade de se lançar um olhar atento
às experiências e informações multifacetadas do nosso tempo, de modo que ao
interpretar diferentes textos
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, o sujeito maximize suas forças criadoras e
transformadoras, saindo de um território limitado pela sua subjetivação e passando ao
campo expandido da crítica e da construção de mundo.
O sujeito leitor, intérprete do texto, tem uma cultura, a qual afeta tanto o processo de
produção como o de recepção. Portanto os eixos focadores da ontologia são: ser-saber;
ser-poder; ser-consigo, que englobam a estética da existência e não se separam, pois as
produções centradas na produção visual disseminam modos de ver, pensar, fazer e dizer.
Se para Foucault o tema central é o discurso e a produção do sujeito, pode-se afirmar
que a questão principal é a visualidade, entendida como interpretação visual construída
historicamente pelos sujeitos em diferentes épocas.
Nesse processo intertextual de textos verbais e visuais, a leitura é o instrumento da
instauração plurissignificativa do mundo, por isso, a atenção deve-se voltar para a
compreensão das mudanças processadas pela produção textual, como esta dissemina
modos de ver, pensar, fazer e dizer.
A visualidade, como modalidade específica no interior da leitura, tem importância
fundamental na formação do leitor que é capaz de compreender a realidade inscrita nas
múltiplas manifestações da cultura, já que envolve, para além do ver — reconhecimento
dos elementos presentes no texto —, o olhar, que implica a reflexão sobre aquilo que se
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Entende-se aqui o conceito de texto como tudo aquilo que pode ser tecido, tudo o que possui
uma trama, uma composição, daí o sentido de texto verbal ou não verbal.
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