Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1024

Figura 7: Propaganda da revista
Veja
(03/09/2003)
Fonte: Veja, 03 set. 2003, pp. 34-5.
Vivo e Morto formam a figura de Osama Bin Laden. Na parte superior, que
engloba a cabeça, os olhos e o ouvido, a palavra “Morto”. Na parte inferior, a palavra
”Vivo” constrói a boca contornada de barba e bigode.
Apesar de serem palavras antônimas (Morto/Vivo), os efeitos de sentido
construídos por elas se desdobram e reforçam, muito mais, a significação vivo e não-
morto. Podemos observar isto na representação visual da palavra Morto que traz a
expressividade da vida nos olhos, representados pelas letras O e R. Tais letras são
cuidadosamente desenhadas para sugerir o esboço dos olhos do sujeito social, sendo que
ao combinarem as formas de expressão – palavra e imagem – constroem a oposição
semântica morte x vida (conteúdo).
Se, no plano de conteúdo, temos o significado de morto como “falta de vida”, no
plano de expressão, percebemos dois pontos que iluminam o olhar da figura
representada, indicando assim a presença da vida.
E o que é estar vivo? Nem sempre o vivo é aquele que tem vida, mas aquele que
é cheio de astúcia, que é ardiloso, matreiro, dotado de sagacidade, inteligência,
perspicácia, dotado de ricos recursos para exprimir ideias, sentimentos, emoções.
Esse contraste representado na figura de Bin Laden faz referência à força
ideológica intensa e expressiva que motiva, direciona e rege a vida de seus seguidores.
E como agiu Bin Laden para atingir seu propósito e motivar seus seguidores?
O discurso autoritário, acalorado, fervoroso de um líder penetra com intensidade.
Assim, permanece ativo, vivo, intenso e ainda produz efeitos, mesmo sem a presença
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