“nome” e a grafia de cada uma das sete notas musicais e o significado seria a
representação sonora de cada uma delas. Entretanto, assim como o conhecimento do
código linguístico não é suficiente para atualização do significado dos textos
linguísticos, o conhecimento do código musical não é suficiente para que uma música
seja executada de forma a constituir sentido para um ouvinte – aqui leitor auditivo. A
afirmação da incompletude do processo de leitura apenas pela decodificação é abordada
por Eco que afirma que
“para decodificar uma mensagem verbal é preciso ter, além da competência linguística,
uma competência variadamente circunstancial, uma capacidade passível de desencadear
pressuposições, de reprimir idiossincrasias” (ECO, 1986, p.38).
Tal afirmação pode tranquilamente ser apropriada a fim de se referir à leitura musical
uma vez que para decodificar uma partitura musical não basta conhecer os “signos
musicais” é necessário ter uma preparo técnico-musical que capacite o leitor perceber as
evoluções sonoras e executar peças que exijam maior habilidade técnica. Um outro
aspecto a ser abordado é a possibilidade de um único signo assumir significados
diversos. Da mesma forma que os significantes em diferentes contextos podem ter seus
significados alterados, ou seja, as unidades lexicais podem assumir valores semânticos
diferenciados dependendo do contexto em que está inserido, as notas musicais em
diferentes combinações podem influenciar o efeito de sentido e ainda apresentar maior
ou menor dificuldade técnica. Entretanto, não é por estar em um contexto diferente que
uma única nota pode mudar de sentido, a diferenciação sonora se dará nas combinações
que modificarão o significado sonoro – harmonia. Isto é, da mesma maneira que a
organização e combinações das palavras podem influenciar o efeito de sentido, o arranjo
feito nas sequências sonoras também influenciará o efeito sonoro das melodias
interferindo nas sensações e percepções do leitor da peça musical. Cada som por si só
não constitui uma melodia, depende de uma sequência para constituir um “texto
musical” com sentido, assim como as palavras dependem umas das outras para provocar
diferentes efeitos de sentidos dependendo das relações constituídas entre elas.
As ações, sensações ou emoções do leitor, na perspectiva daquele que ouve a
peça musical podem ser aproximadas à sensação do ouvinte da leitura oralizada de
textos verbais. Assim como o texto verbal sempre contará com o não dito e com a