Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 78

IMAGENS DA EDUCAÇÃO: O PROFESSOR DISCURSIVIZADO
COMO UM BEM
Alita Carvalho Miranda PARAGUASSÚ
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Resumo
Esta pesquisa tem como objeto as relações discursivas que constituem a imagem do
professor brasileiro, mais especificamente, buscamos essas relações discursivas
materializadas em propagandas e também na mídia impressa. Fundamenta-se na análise
do discurso, tomando o exterior como constitutivo da língua. Assumimos e trabalhamos
com alguns conceitos de Foucault, como o de enunciado enquanto acontecimento,
formações discursivas e a relação saber-poder.Com o desenvolvimento desse trabalho
temos como meta refletir sobre as transformações nas relações de poder que
possibilitam a construção de novos saberes sobre o professor e, por conseguinte, outras
relações de poder. Como
corpus,
selecionamos algumas propagandas de escolas da
Grande Goiânia e capas de revistas nacionais. Mesmo que os discursos sejam múltiplos,
há no
corpus
analisado a prevalência de duas formações discursivas: a moral religiosa e
a economia capitalista. Ora o professor é figurativizado como o pastor, ora como mais
um dos instrumentos do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave:
Sujeito-professor. Formações discursivas. Acontecimento. Poder
pastoral. Saber técnico.
Este artigo realiza uma análise da imagem do professor construída nos discursos
midiático e propagandista, no Brasil, tomando como objeto enunciados que remetem a
formação do professor e a sua função social. A análise realizada fundamenta-se na
teoria da Análise do Discurso francesa, a qual compreende o discurso como heterogêneo
e como lugar da falha e do equívoco, posto que, para a AD a língua não é vista como
um sistema fechado em si mesmo, mas é constituída por exterioridade e historicidade.
Objetiva-se, com este estudo, alargar as reflexões teóricas acerca das concepções
de educação e dos discursos que as cristalizam, além de contribuir para a reflexão do
processo educacional, tendo como viés a Análise do Discurso. Não está em perspectiva
indicar os culpados pelos
incríveis problemas educacionais
e pela desvalorização do
1
 Mestranda do Programa de Pós‐graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, 
bolsista do Programa de Cotas de Pós‐graduação do CNPQ,
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