concepção de gêneros discursivos tomou um novo rumo, para além das formações
poéticas, Bakhtin vê a necessidade de considerar a esfera do mundo discursivo
(Machado 2007, pp. 151-152).
Como bem observa José Luiz Fiorin (2006, pp. 191-192) o conceito de dialogismo
de Bakhtin não se restringe a conversa entre duas pessoas, a perspectiva dialógica da
linguagem ultrapassa o domínio oral e entra nos aspectos da realidade sociointerativa,
tais como:
a) O conceito de dialogismo está na constituição do próprio movimento
linguístico;
b) Somente por meio da relação com o discurso do Outro que se capta a história
do discurso;
c) A análise histórica de um texto não reside na descrição da época em que o texto
foi produzido, mas leva em conta a análise semântica, a construção dos sentidos;
d) Para perceber o sentido do texto é necessário situá-lo no diálogo com outros
enunciados.
A noção de enunciado, enquanto unidade real da comunicação, tem destaque na
concepção de linguagem que permeia o pensamento bakhtiniano. Este entende que o
discurso só pode existir a partir de enunciações concretas de determinados falantes,
sujeitos do discurso, inseridos em um contexto histórico, cultural e social. Nas palavras
de Bakhtin:
O enunciado é pleno de
tonalidades dialógicas
, e sem levá-las em conta é impossível
entender até o fim o estilo de um enunciado. Porque a nossa própria idéia – seja
filosófica, científica, artística – nasce e se forma no processo de interação e luta com os
pensamentos dos outros, e isso não pode deixar de encontrar o seu reflexo também nas
formas de expressão verbalizada do nosso pensamento. (BAKHTIN, 2003, p.298).
A terceira consideração conclui que se tratando dos gêneros do discurso, o
dialogismo resulta na ideia de que cada atividade, cada campo de atuação tem noções
distintas de destinatário, o que, de certo modo, leva ao surgimento de “tipos
relativamente estáveis de enunciados” – os gêneros do discurso. Assim, por exemplo, na
imprensa circulam gêneros ancorados em determinadas situações concretas, que buscam
atingir determinados perfis de leitores, tem-se assim: a notícia, o editorial, o artigo, a
reportagem, a carta do leitor, a entrevista.