Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 825

Dessa forma, considerando-se que as variações têm fortes implicações com o
contexto no qual a manifestação linguística ocorre e, fundamentados na sociolinguística,
enfocamos as variações diafásicas presentes nas produções escritas em língua
portuguesa dos estudantes estrangeiros, decorrentes das interações em teletandem.
Teletandem
A aprendizagem em tandem, comum na Europa desde os anos 60, é citada por
vários autores, como Brammerts (1995, 2003), Dellile e Ferreira (2002) e Cziko (2004).
As parcerias em tandem são constituídas por alunos de diferentes línguas, culturas e
formação para juntos desenvolverem a troca linguística e atingirem os objetivos
propostos. Para Little et al (1999), “a aprendizagem de línguas estrangeiras em tandem
é uma forma aberta de aprendizagem que envolve dois aprendizes de línguas nativas
diferentes que trabalham juntos no intuito de aprender a língua do outro” (p. 1).
A partir das práticas em tandem vigentes, Telles (2006) propõe o teletandem
como um novo contexto de ensino/ aprendizagem de línguas estrangeiras em tandem à
distância, formando parcerias entre falantes proficientes ou nativos em contato por meio
dos recursos de mensagens instantâneas de aplicativos como o
Windows Live
Messenger
,
Skype
e
ooVoo
. (TELLES, 2006, 2009; TELLES e VASSALLO, 2006,
2009; VASSALLO e TELLES, 2006, 2009).
O teletandem firma-se em questões que envolvem aprendizagem, línguas
estrangeiras, cultura, computador, interação, telecolaboração. É importante ressaltar que
as pesquisas sobre o contexto t
elet
andem estão começando a surgir em contexto
brasileiro, revelando questões bastante relevantes e inovadoras para o processo de
ensino/aprend
izagem de línguas estrangeiras (SILVA, 2008; SALOMÃO, 2008; BEDRAN,
2008; MESQUITA, 2008; ROSSI DOS SANTOS, 2008; KFOURI- KANEOUYA, 2009;
MENDES, 2009; BROCCO, 2009; LUZ, 2009; CAVALARI, 2009; VASSALLO, 2010;
GARCIA, 2010)
O cenário do estudo
Apresentamos, no contexto do Projeto TTB, o perfil dos participantes e os
instrumentos utilizados para a coleta dos dados que constituem o corpus deste estudo
1...,815,816,817,818,819,820,821,822,823,824 826,827,828,829,830,831,832,833,834,835,...1290
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