Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 815

O quadrinho a seguir de Lavado (1993, p. 64), difere dos anteriores, pois não
está diretamente ligado à história da ditadura Argentina e apresenta intertexto explícito:
A tira é iniciada pela conversa da Mafalda com seu amigo Miguelito. Ambos
estão na praia observando o sol e Mafalda estende o braço esquerdo apontando o sol.
Ela diz ao Miguelito com surpresa que o sol que os ilumina é o mesmo que iluminou
Lincoln, Rembrandt, Bolívar e Cervantes. Estas quatro pessoas as quais ela se refere são
grandes nomes de nossa história. Lincoln foi presidente dos Estados Unidos e liderou o
país de forma bem-sucedida contribuindo também para a abolição dos escravos.
Rembrandt foi um pintor neerlandês e um grande nome da arte europeia. Bolívar é
considerado um herói na América Latina que contribuiu para a independência da
América Espanhola e, por fim, Cervantes foi um romancista, dramaturgo e poeta
espanhol, cujo trabalho resultou na obra prima mundialmente conhecida “Dom
Quixote”. Estas pessoas, por terem feito coisas grandiosas e serem vistas de forma
positiva pela sociedade em geral, recebem a admiração de Mafalda que se sente
lisonjeada por ser iluminada com o mesmo sol que eles. Porém, Miguelito introduz uma
figura também conhecida de nossa história, mas não em sentido positivo como as que
Mafalda citou. Miguelito fala de Mussolini, que foi um político italiano ligado ao
Fascismo. Dessa forma, é uma figura negativa por fazer parte de um regime de extrema
direita ligado à censura, ao autoritarismo, etc. Assim, Mafalda se espanta e sai correndo,
mas antes parece que empurra Miguelito que aparece no último quadrinho caído na água
do mar pensando sobre as maravilhas que o avô conta sobre Mussolini, como que
querendo se justificar pelo que disse. Portanto, o nome das pessoas fica explícito na tira,
mas o que foram no passado fica implícito, e o humor só poderá ser alcançado a partir
do conhecimento prévio dessas personalidades para inferirmos o sentido da tira.
A tira abaixo de Lavado (1993, p.224) também é um caso de intertexto explícito,
mas com fatos que ficam implícitos assim como na tira anterior:
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