Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 518

Neste sentido, surgem discursos segundo Bakhtin, que focalizam o processo de
produção, incluindo os aspectos histórico-sociais, ou seja, “considerando-se o contexto,
na abordagem dos gêneros textuais, a perspectiva se volta para a materialidade do
texto
4
, para as operações lingüísticas que dão conta da articulação do texto ao contexto”
(MICHELETTI, 2008, p. 10). Assim, conhecer e compreender como o discurso na
prática
on-line
se organiza, em texto, hipertexto ou figuras, é fundamental para a
atribuição de sentidos na construção do conhecimento nesta modalidade de ensino a
distância.
Estudos sobre comunicação, argumentação e linguagem de (KOCH, BENTES E
CAVALCANTE, 2008, p. 134) assinalam, que nesse campo é comum a
“correspondência a uma relação de “comentário” que une um texto-fonte ao outro que
dele trata o mesmo assunto”, exemplo o
hipertexto
, um processo que as autoras chamam
de uma relação de metatextualidade
5
. No nosso caso - o uso do material de apoio, ou
esclarecimento de uma dúvida na interação
on-line
– nos deparamos com a necessidade
de uma adaptação ou transposição (intertextualidade) das informações de conceitos de
uma área de conhecimento de um ambiente para outro com a utilização de ferramentas
computacionais. Ou seja, os docentes deverão fazer a transposição didática por meio das
ferramentas que possibilitam a interação em uma rede viva.
Para analisar a situação e o percurso seguido pela interação, faz-se necessário
observar que os processos de interação verbal-escrita são ininterruptos, isto é, não têm
começo nem fim (GIORDAN, 2008). Neste sentido, é pertinente observar que a
resposta a um enunciado na interação
on-line
nem sempre se materializa no momento
subseqüente da interação na comunicação discursiva no ambiente virtual de
aprendizagem (AVA).
Em relação a um ambiente virtual de ensino, é necessário observar até que ponto
este colabora para que o processo de ensino-aprendizagem seja totalmente efetivo, pois
4
No seu sentido mais amplo, texto se refere a mensagens em quaisquer códigos, de modo que podem ser
chamados de textos os mais diversos fenômenos culturais: filmes, danças, peças musicais, cerimônias,
pinturas e até espetáculos circenses. Para Julia Kristeva (1974), à luz dos mecanismos da linguagem do
sonho com suas camadas de conteúdo latente e manifesto, o texto é concebido como produtividade
(SANTAELLA, 2005, p. 277).
5
Metatextualidade, um termo utilizado por Genette, corresponde a um comentário ao
um livro-texto
.
Muitas vezes, a crítica, ou a convocação do texto-fonte aparece sob a forma de uma
referência vaga e
direta. Em vista dessa definição, é bastante provável que ela se constitua, por sua vez, de processos
intertextuais de co-presença (KOCH
et al
. 2008, p. 133). No nosso caso, o livro-texto é o material de
apoio.
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