Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 516

retro-projetor e computador - e aulas que são totalmente à distância, momentos em que
as interações ocorrem via material de apoio ou em fóruns de discussão,
Webconferência
2
, salas de Bate-papo, correio eletrônico, repositório de materiais
on-
line
, diálogos, entre outras ferramentas.
Em nossa investigação nos atemos especificamente nas interações que ocorrem
em um ambiente de aprendizagem totalmente
on-line
, e principalmente as realizadas por
intermédio de duas ferramentas, os
chats e os fóruns
, ferramentas estas que
consideramos o ponto chave para o desenvolvimento do processo de ensino-
aprendizagem no tocante às plataformas.
O fórum é uma atividade assíncrona de comunicação, ou seja, a troca de
mensagens entre seus participantes não ocorre em tempo real e as mensagens enviadas
ficam registradas e são respondidas a qualquer momento. Basta, portanto, um professor
enviar um tópico no fórum para iniciar uma discussão. O fórum é útil, uma vez que a
interação iniciada em um fórum pode ficar
on-line
ao longo de todo o curso e ser
acessado pelos participantes a qualquer momento.
O
chat
é uma sala de bate-papo, ou seja, é uma ferramenta simples de
comunicação síncrona que permite ao docente e aos tutores manterem uma conversa em
tempo real. De acordo com Gomes (2007), pode haver dois tipos de salas de
chat,
uma
que fique disponível o tempo todo, sem nenhum monitor, pois os assuntos não são
relacionados aos cursos. O outro tipo, o que
tem dia e hora marcada pelo docente para
começar, refere-se a assuntos específicos do curso e pode servir para os tutores tirarem
suas dúvidas em relação ao conteúdo estudado com os docentes. É esta a finalidade do
chat
no curso de Licenciatura para os Anos Iniciais por nós investigado.
É bom lembrar que as interações entre docentes e tutores no
chat
são de difícil
controle, pois os tutores, muitas vezes entram e saem da sala, além da possibilidade de
haver muitas mensagens enviadas ao mesmo tempo, e isto de certa forma dificulta o
diálogo com o docente universitário para o entendimento das perguntas. Mesmo assim,
é uma ferramenta que se aproxima de uma discussão em uma “sala de aula” tradicional.
É por meio dessas formas de interação (fórum e
chat
) ocorre à construção do
conhecimento em uma relação entre personagens que interagem com a linguagem
2 Momento em que os tutores se reúnem no Pólo de ensino e assistem a webconferência on-line que é
apresentada pelo docente universitário.
1...,506,507,508,509,510,511,512,513,514,515 517,518,519,520,521,522,523,524,525,526,...1290
Powered by FlippingBook