Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 523

17. (08/11/2007 21h: 05 min) Prof. João fala para Todos:
18. (08/11/2007 21h: 05 min) Prof. João fala para Todos: Pois é Helena, ela foi
embora...!!!
Nesta fala, Helena retoma a idéia da cena anterior e retorna à questão de Márcia,
demonstrando interesse pela questão. O docente responde, na seqüência 17 com um
emotion
representando uma ”carinha” interrogativa, porque, no seu entender ele já
respondeu a questão, mas constata que as tutoras não conseguiram entender o exemplo
dado por ele docente e interrompem o discurso antes de sanar suas dúvidas.
No final da cena 4, o professor expressa sua decepção (
pois é Helena, ela foi
embora
!) pelo fato de Márcia ter-se desconectado e, ao mesmo tempo, demonstra-se
interessado em continuar as explicações sobre o módulo de geometria. Por outro lado,
observamos que as tutoras, embora tentem esclarecer demonstrar que consideram a
geometria ser algo complexo para ser
explicado
na plataforma.
Notamos que a falta de sintonia existente nas interações retratadas neste episódio
afeta o desenrolar da comunicação. O episódio mostra que os participantes procuram se
expressar, porém não conseguem alcançar o objetivo da interação: discutir o conteúdo
geométrico do livro texto. Assim, a interação não flui porque os envolvidos nas
interações discursivas não conseguem perceber a necessidade de esperar sua pergunta
ser respondida, mesmo sendo em tempo real. Os atores, nesse ambiente, deveriam
recorrer a exemplos, figuras que correspondessem aos enunciados, e não ficar apenas
nos textos escritos, pois estes precisam interpretados e a interpretação, dadas as
dificuldades dos tutores com a compreensão dos termos e conceitos geométricos, pode
não levar a uma compreensão correta das informações recebidas.
Para Bakhtin, a construção de relações entre textos pode ou não provocar uma
adesão ao discurso proferido, dependendo da maneira como o assunto é abordado, do
uso de ilustrações e símbolos para prover a compreensão dos enunciados, bem como o
uso de estruturas narrativas para explicar a construção dos objetos do conhecimento na
comunicação discursiva.
Referências
BAKHTIN, Mikhail (2003).
Estética da criação verbal
. Trad. Paulo Bezerra. 4ª ed. São
Paulo: Martins Fontes,.
1...,513,514,515,516,517,518,519,520,521,522 524,525,526,527,528,529,530,531,532,533,...1290
Powered by FlippingBook