Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 521

sintonia, termo usado aqui com o significado de harmonia, ou seja, de condição de
entrosamento entre os participantes.
No diálogo (cena 2), podemos observar que há duas questões que são
direcionadas ao professor, que, no entanto, não tem tempo hábil para responder à tutora
Mariza, que acaba saindo da sala de bate papo sem esclarecer suas dúvidas, antes que o
professor tenha tempo de comentar as questões que lhe foram endereçadas. A ligação
entre os personagens dessa cena é desfeita e, como diz Bakhtin (2003), é impossível
pensar o sujeito fora das relações que o ligam ao outro. Se, conforme as concepções
bakhtinianas, a vida é dialógica por natureza, ou seja, a comunicação deve proporcionar
o entendimento de duas ou mais pessoas, entendimento esse que não teve a
possibilidade de ocorrer pela saída da tutora Mariza da sala de
chat
.
Outra questão que merece destaque nesta cena refere-se à constatação do medo
que existe nas pessoas em relação à matemática, um trauma que a tutora Íris deixa
explícito em sua fala e que explicita a atitude negativa da maioria dos tutores em relação
a essa disciplina. De sua fala, depreende-se que Íris entrou no
chat,
mas não está
entrosada com o conteúdo de geometria. Ela nada pergunta em relação às atividades do
material de apoio e sua intervenção expressa o sentimento negativo que nutre em
relação ao conteúdo, que ela estende aos demais. O docente, por sua vez, não faz
nenhum comentário sobre a fala da tutora Íris quando este seria o momento propício
para pelo menos promover a aproximação da tutora com do conteúdo a ser estudado, no
caso a geometria.
Para Guy Brousseau (1996, p. 71) “o professor é uma espécie de ator. Atua
segundo um texto escrito em outro contexto e segundo determinada tradição”. O autor
destaca que podemos imaginá-lo como um ator da
Commedia dell’ arte
: improvisa na
hora, em função de um argumento ou uma trama. O docente converter-se-ia em um ator
cujo ‘texto’ seria a situação didática por conduzir (evidente, não o texto no sentido
restrito).
2° Episódio: Sintonia entre os personagens
Dia: 08 de novembro de 2007
Cena 3
8. (08/11/2007 20h: 55 min) Prof. João fala para Todos: Márcia, qual a dúvida?
9. (08/11/2007 20h: 56 min) Tutora Márcia fala para João: A figura que
representa um polígono de três lados com o ângulo reto e com dois ângulos de
medida igual a metade do ângulo reto.
1...,511,512,513,514,515,516,517,518,519,520 522,523,524,525,526,527,528,529,530,531,...1290
Powered by FlippingBook