Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 40

lugar, a conduta frente aos problemas ambientais na TI Ivaí, que ganha visibilidade
pelos enunciados fotográficos, está em concordância com o conceito de
sustentabilidade, estabelecido pela ONU em 1987, o qual se traduz nos seguintes
termos: sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades das gerações
atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades
(BOFF, 2007).
Por fim, tendo em vista o objetivo deste texto, há regularidades na formação das
modalidades enunciativas. A instância de onde vêm os enunciados é definida no âmbito
da formação das modalidades enunciativas, tal como ocorre com as três figuras e as três
legendas, do banco de dados do projeto
Implatação.
Nestes casos, as três variantes da
modalidade enunciativa constituem o sujeito do discurso: o status do enunciador – o
pesquisador das ciências da terra, da história, da antropologia; o local institucional,
constituído pela universidade, de onde se obtém o discurso e a posição sujeito
enunciador, que se define pela atitude em relação ao objeto sustentabilidade, o qual, nos
enunciados da foto-legenda, age em concordância com os preceitos dessa unidade
discursiva. Trata-se, portanto, de um jogo de relações não dado
a priori,
mas
estabelecido na prática discursiva (Foucault, 2008).
Todo o feixe de relação dessas variantes enunciativas se encontra em jogo nesse
gênero. Na modalidade enunciativa, estabelecem-se relações entre o espaço
universitário, como local de observação sistemática, de pesquisa científica e todo um
grupo de técnicas e de saberes históricos, naturais, arqueológicos e antropológicos –
saberes institucionalizados e o novo – e o papel do profissional, sua função de professor
e de responsável pelo saber.
O discurso circunscrito à série enunciativa cria espaços de diferenciação em que
o conceito de sustentabilidade é imbricado no modo de vida indígena Kaingang do Ivaí.
Nos enunciados recortados do arquivo, as relações discursivas já descritas caracteriza
uma prática discursiva que coloca à Terra Indígena Kaingang Ivaí e à todo o seu povo a
necessidade de absorver o conceito de desenvolvimento sustentável.
Deste modo, o conceito de Terra pelo viés Kaingang, cuja noção costumava ser a
do uso dos recursos do meio ambiente como fonte de toda alimentação, vestimenta,
artesanato e crença religiosa, já não é mais “puro”, pois uma vez estabelecido o contato
com a comunidade envolvente e citadina, desde início do século XVI, as práticas sociais
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