Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 41

de tal comunidade foram sendo transformadas, novos valores desconhecidos pelo
homem indígena foram embutidos em suas crenças, hábitos puramente citadinos foram
descarregados sobre tal comunidade. As conseqüências de tais alterações no modo de
vida dessa comunidade acarretaram problemas ambientais diagnosticados pelo projeto
Gestão
da UEM. Dessa forma, posto que os “novos” modos de vida estão totalmente
imbricados nos hábitos dos membros da comunidade Kaingang Ivaí, o desenvolvimento
do projeto
Implantação
constituiu-se num meio de tentar imbricar também a noção de
sustentabilidade no modo como tal população trata o meio em que está estabelecida.
Considerações finais
Nas praticas discursivas que versam sobre a sustentabilidade, circunscritas aos
enunciados históricos, elencados neste trabalho, e na série de foto-legenda, a formação
do sujeito do discurso apresenta as seguintes regularidades: o
status
ou profissão
envolve cientistas da área das ciências da terra, da história, da antropologia; a
instituição
é constituída pela universidade e a
posição do sujeito
se define pela atitude
em relação ao objeto sustentabilidade. Essa posição, nos enunciados da foto-legenda,
evidencia que o sujeito do discurso age em concordância com os preceitos dessa
unidade discursiva, uma vez que, em detrimento das práticas indígenas, coloca ao
indígena a necessidade de parar de caçar, de dar destino adequado aos resíduos sólidos e
de acabar com os banhos nos rios, pois tais práticas contribuem com a degradação do
meio ambiente.
Assim sendo, as diversas modalidades da enunciação constituintes do sujeito do
discurso estabelecem, portanto, a relação de diferentes elementos que no jogo das
práticas discursivas vão determinar não a unidade do sujeito enunciador do discurso,
mas sua dispersão, a descontinuidade dos planos de onde fala. Esse jogo discursivo
entre vários status, múltiplos lugares institucionais e diversas posições que o sujeito do
discurso pode ocupar ao enunciar, determinam de onde vem a enunciação e por que
aparecem uns enunciados e não outros em seus lugares. Nesse viés, a formação do
sujeito do discurso aponta para a sua própria dispersão, visto que o plano de onde se fala
é formado pela relação de níveis independentes: status ou profissão, lugar institucional e
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