Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 32

irreversível”. Desse modo, o discurso nela arquitetado, por meio da representação, é
singular, uma vez que “o ato de registro, ou o processo que deu origem a uma
representação fotográfica, tem seu desenrolar em um momento histórico específico”
(KOSSOY, 1989, pp. 101, 26).
Tendo isso em vista, e considerando que o enunciado não é acidente, que é
sempre, segundo Foucault (2008), no âmbito da materialidade que ele se efetiva e que o
ato fotográfico não se dá ao acaso, tomo a fotografia por um acontecimento discursivo,
que possui seu lugar próprio e consiste na relação e na coexistência com outros
enunciados. A partir desse ponto de vista, formularam-se os enunciados que compõem
as legendas das fotografias vinculadas ao banco ao projeto
Implantação
.
Dado o modo como se constituiu o banco de dados, o
corpus
de análise se
constitui, em parte, pelo gênero discursivo foto-legenda, a qual articula sobre sua
materialidade dois tipos de linguagem, a visual da fotografia e a verbal da legenda,
trata-se, portanto, de um gênero discursivo multimodal. A foto-legenda é um texto
sincrético em que duas diferentes linguagens se imbricam, nesse gênero discursivo a
linguagem verbal gráfica da legenda e a visual imagética estática da fotografia são
complementarias. Dadas essas condições, a linguagem visual das fotografias e a
linguagem verbal das legendas articulam-se no processo constitutivo do texto.
Neste espaço textual em que duas linguagens se imbricam, estabelece-se uma
ordem do olhar que ora pede uma direção, ora outra. Na leitura do texto verbal gráfico,
o qual se dispõe numa linearidade, há apenas uma direcionalidade do olhar, da esquerda
para a direita, no caso da língua portuguesa, já na leitura do texto imagético o olhar é
multidirecionado e depende das escolhas de cada leitor. Tendo isso em vista, o gênero
discursivo sincrético foto-legenda estabelece uma ordem do olhar que se movimenta
perpendicularmente, sua leitura pode ser iniciada tanto num texto como no outro, no
entanto, o que se estabelece são oscilações da ordem do ver, os quais se intercalam entre
o visual e o verbal na busca da interpretação.
Análise do discurso e o método arqueológico de Foucault
Conforme Foucault, os discursos são formados por elementos que não estão
ligados por nenhum princípio de unidade a priori - são uma dispersão. Na essência, esta
dispersão se deve à negação dos conceitos que organizam os saberes pela continuidade,
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