Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 44

solteiras, casais sem filhos e namorados. Nossa, as pessoas são muito criativas, atrás de
um carro estava a representação da família e era composta por pai, mãe, uma menina e
um cachorro e bem apertada entre o cachorro e a logo da marca do carro, havia uma
cegonha com um bebê pendurado por uma fralda, (representação típica de bebê a
caminho), e o adesivo da cegonha era diferente dos demais, tanto na cor como em
características básicas. Ficou claro que a família foi emendada, o bebê não estava
previsto quando os primeiros adesivos foram fixados.
Pretendo com essa conversa discutir o uso destes adesivos tendo as seguintes
questões como balizadoras: porque representar as famílias nos veículos? O que nos leva
a utilizar esses enunciados?
Para responder estas perguntas optamos por fazer uma pesquisa de campo
conversando com donos de carros com e sem o adesivo. As conversas foram informais
em momentos diversos, algumas vezes abordamos estranhos na rua para conversar e
outras vezes, aconteceu em reuniões familiares e com amigos. As respostas não foram
gravadas e nem anotadas no momento, então utilizamos da evocação para relatar as
respostas e sentimentos obtidos durante a pesquisa.
Como as conversas aconteceram na informalidade os participantes puderam falar
de seus sentimentos e suas sensações, e sobre isso, o que mais chamou a atenção foi que
a maioria dos que tinham o adesivo, diziam não saber ao certo porque o tinha colocado,
as respostas eram do tipo: “...eu achei bonitinho, todo mundo tem...”, “....sei lá, eu tava
na banca de revista e ai tinha para vender, levei e minha filha colou. Ficou bem legal,
você não acha?”. Durante as conversas, os participantes contavam historias de suas
famílias e de outras conhecidas, faziam relações e comentavam sobre famílias que
também tinha o adesivo, diziam onde tinham comprado como eram as outras opções de
bonequinhos, as cores e formas. E deixavam sempre a impressão de estarem destacando
o que a sua família tinha de especial, diferente em relação às outras.
Já as pessoas que não tinham o adesivo, respondiam de maneira mais clara ao
não uso, incluindo entre as respostas o medo de seqüestros, assaltos e todo tipo de
violência possível, mas a resposta que mais chamou a atenção foi a seguinte: “...olha, eu
acho que as pessoas que colocam esses adesivos no carro, estão precisando reafirmar
algo, precisam dizer para alguém que tem uma família.”
1...,34,35,36,37,38,39,40,41,42,43 45,46,47,48,49,50,51,52,53,54,...1290
Powered by FlippingBook