Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1222

Um outro
Slogan
da cerveja,
“Bohemia. A primeira cerveja do Brasil”,
trata-se
de uma perífrase, que segundo Pereleman (1996) impõe ou sugere uma escolha por
meio de uma definição que não nos dá sentido de uma palavra, mas sim de uma
definição que destaca aspectos que poderiam passar despercebidos, valorizando algo.
Como acontece em todas as propagandas de bebida, a Bohemia também faz o
alerta sobre o consumo da bebida, mas enquanto as outras marcas utilizam o verbo
“consuma”
a Bohemia utiliza
“Aprecie com moderação”.
A palavra
aprecie
desempenha aqui um papel de comunicação direta com o
interlocutor, utilizando, inclusive, o verbo no imperativo, que relaciona-se ao mundo
comentado, onde as situações comunicativas apresentam características de
compromisso, responsabilidade do falante com o que diz. Com essa mudança o objetivo
é reforçar o ato de degustar, dar apreço, gostar e não simplesmente consumir.
Novamente se enfatiza o ano da criação da cerveja como argumento de peso,
credibilidade e tradição, no segmento
“Bohemia – desde 1853”,
marcando novamente o
ano de criação da bebida.
Nesta propaganda o que vemos é, em todos os seus aspectos, a representação de
seu valor para o consumidor, tradição e qualidade. A Bohemia torna-se uma bebida para
um grupo seleto, que aprecia e sabor e qualidade.
Análise da propaganda 2
Nesta propaganda nota-se certo exagero no tamanho dos objetos, que estão
inclusive, no primeiro plano da foto. Uma garrafa de cerveja Bohemia Confraria e uma
taça, específica e com formato especial para servir esse tipo da bebida. A taça está cheia
e juntamente com a garrafa ocupam todo o espaço da página. Esta cerveja tipo Abadia
há algum tempo antes havia sido lançada como edição limitada e agora “voltou para
ficar”.
A Bohemia Confraria segundo o site da marca foi lançada em uma edição
especial em 2005 a partir de uma receita criada pelos monges na idade média e agora,
séculos depois, aperfeiçoada pela Bohemia. No século XI os monges iniciaram a
produção de cerveja artesanal com adição de lúpulo, aveia e registraram por escrito suas
receitas mantendo-se em segredo por várias gerações.
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