Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1076

Nesse sentido, o texto I de abertura do livro
Tropismes
é um ícone do processo
de transformação dos personagens tradicionais em suporte de movimentos tropísticos na
obra de Nathalie Sarraute. Trata-se de um processo que implica, também, um tratamento
poético da prosa, como se a poesia ajudasse a transformar personagens em simples
suportes:
De um lado, temos o movimento de fluxo, com os processos /emanar/ e /brotar/,
e, de outro lado, temos o movimento de espraiamento, com os processos /se derramar/ e
/escorrer/. “Eles” está metaforicamente ligado à “água”, como se o movimento de “eles”
estivesse associado a uma vasta e vaga maré humana. “Vasta” porque “eles” está “por
toda parte”, remetendo-se, assim, à ideia de extensão (“
étendue
”), e “vaga” porque
“eles” não tem contornos definidos, acompanhando a forma de suas superfícies:
“paredes, árvores, bancos, passeios, praças.”
“Eles” é uma instância não-sujeito que se funde à paisagem, estando “por toda
parte”, num processo de subjetivação do espaço (“brotados da calidez”) e do tempo
(“derramar vagarosamente”). Assim, o lugar da origem da instância “eles” é uma
sensação do “corpo próprio” (o calor do ar), e o tempo é o que retrata o movimento
denso a partir da percepção privilegiada do “corpo próprio” que escapa ao tempo
cronológico.
/Emanar/ e /brotar/ são processos que revelam a presença de uma força passional
imanente cuja figura é a água ou a maré, que é água em movimento. Trata-se de uma
força imanente, porque os processos /emanar/ e /brotar/ implicam em “jorrar” (emitir
súbita e abundantemente, irromper, rebentar), que, por sua vez, remete a processos que
indicam a origem de uma força interna que irrompe para o exterior.
“Eles” se transformam de “cachos” em “núcleos compactos”, “imóveis” diante
das vitrines, mas essa maior definição da forma causa “tumultos” como “breves
estrangulamentos”. Os “tumultos” ou “breves estrangulamentos” provocam
descontinuidade num espaço que era contínuo. Na verdade, nessa superposição de
imagens, fundindo continuidade e descontinuidade, onde “eles” ora é massa líquida, ora
é massa sólida, e onde o processo /derramar/ se sobrepõe ao processo /estrangular/,
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