Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 107

MULHERES BÍBLICAS REINVENTADAS NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Denise Gabriel WITZEL
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Resumo
A partir do conceito de verdade, tal como ele é formulado na obra de Michel Foucault,
mais precisamente a partir da diferença que o filósofo propõe na sua genealogia entre
verdade-demonstração, valorizada pela tradicional perspectiva filosófico-científica, e
verdade-acontecimento, proponho-me, neste estudo, a dar visibilidade à atualização de
enunciados que, no universo publicitário, legitimam saberes sobre o ser mulher. São
enunciados que concedem relevo a dois famosos modelos de mulheres bíblicas,
exaltados há séculos por toda uma tradição cristã:
Eva
(emblema do pecado e da
perdição) e a
Virgem Maria
(emblema da virtude e da salvação). Focalizando a
reconstrução dos jogos de verdade forjados na noite dos tempos, com relação ao ser
mulher, as análises dão visibilidade às condições históricas de emergência das imagens
daquelas mulheres, à lei de coexistência desses enunciados com outros e aos princípios
segundo os quais subsistem, ainda que reinventados, até os dias de hoje.
Palavras-chave: jogos de verdade, discurso publicitário, identidade do feminino
Introdução
Para Foucault, somos, inevitavelmente, submetidos pelo poder à produção da
verdade e somente podemos exercer algum poder mediante a produção da própria
verdade. Além disso, “em todos os momentos e em todos os lugares do mundo, e a
propósito de toda coisa, pode-se e deve-se colocar a questão da verdade [pois] há
verdade em toda parte e a verdade nos aguarda em toda parte, em todos os lugares e em
todos os tempos” (Foucault 2006, p. 316). Diante de tais afirmações, convém, de início,
interrogar: de que verdade precisamente se fala e da verdade de quê?
O filósofo fala de verdade, jogos de verdade, vontade de verdade, política da
verdade e da coragem de verdade. Sem a pretensão de retraçar os elementos que essas
múltiplas expressões englobam, limitar-me-ei, neste trabalho, a recuperar algumas
reflexões e definições que permitirão entender o discurso publicitário como aquele que
atualiza e faz circular saberes históricos tomados em certo momento e em certo lugar
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Professora na UNICENTRO-Guarapuava-PR, doutoranda na UNESP-FCL-Araraquara-SP, bolsista
CNPQ,
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