Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 93

DA ORDEM DO DISCURSO À ORDEM DO OLHAR: O ENUNCIADO
IMAGÉTICO PENSADO A PARTIR DO ENUNCIADO LINGUÍSTICO
Daiany Bonácio
1
(PG-UFSCar)
Resumo:
Levando em consideração o fato de estarmos imersos em uma cultura visual,
vislumbramos a necessidade de discutir a imagem na produção de sentidos na sociedade
atual. Para pensar essas questões, tomaremos como
corpus
de análise a identidade do
chamado novo homem na mídia brasileira. A produção de identidade para o sujeito
masculino é perpassado pela imagem e isso não pode ser esquecido. Neste sentido, o
objetivo do presente artigo é analisar as imagens as quais produzem sentidos sobre a
identidade do novo homem. Essas construções imagéticas que emergem sobre o tema
discutido passa pelo o que a Análise do Discurso de linha francesa, em seus estudos
recentes, está chamando de a ordem do olhar. Tal conceito é amparado nos pressupostos
do filósofo francês Michel Foucault, o qual defende que os discursos, para circularem,
obedecem a uma ordem que controla o dizer, não sendo possível circular livremente nas
diversas instâncias enunciativas.
Palavras-chave:
novo homem, mídia, discurso, ordem do olhar, enunciado imagético
Introdução
Estamos imersos em uma cultura visual. A imagem tomou conta do campo
político, publicitário, midiático, enfim, podemos asseverar que o imagético domina o
mundo em que vivemos. Diante do cenário em que nos encontramos, vemos emergir a
necessidade de se analisar também outros signos, que não o linguístico. Ao extrapolar
os estudos da língua como fonte de produção de sentidos e mediação simbólica com a
realidade, o estudioso da área defronta-se com a imagem e o desafio de sua
compreensão. Nesse sentido, ponderamos que não há mais como analisar a produção de
sentidos na sociedade atual sem que passemos pelo estudo também do imagético, já que
não há mais como separar o verbal do visual.
Para pensar essas questões, tomaremos como
corpus
de análise um tema que há
algum tempo estamos nos debruçamos: a identidade do chamado novo homem na mídia
1
Doutoranda em Linguística pela UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos,
1...,83,84,85,86,87,88,89,90,91,92 94,95,96,97,98,99,100,101,102,103,...1290
Powered by FlippingBook