a imagem do professor brasileiro são essas relações entre efeitos de verdade, entre
saberes que efetivam um maior poder de afirmação, entre relações instáveis de poder, as
quais produzem saberes com maior ou menor intensidade de verdade.
Em
A ordem do discurso
, Foucault enuncia que a vontade de verdade, vontade
coletiva, exerce sobre outros discursos uma espécie de coerção. Desse modo, o saber
científico exerce grande pressão na esfera educacional, aliado à mídia e as promessas
publicitárias, democratiza uma verdade: o professor tradicional é um bem descartável; o
professor instrumentalizado é uma função extremamente útil à sociedade; nas escolas
públicas o professor é o salvador de toda a nação.
Evidentemente, este artigo apenas inicia mais uma reflexão sobre as relações
entre a mídia e a educação brasileira. É necessário que a discussão progrida e seja
intensa, que o debate realmente seja feito e que a mídia continue a democratizar, pois,
ao mesmo tempo em que se apodera do social e de um discurso didático-científico,
construindo efeitos de verdade, também nos permite manipular domínios, antes,
negados ao povo.
Referências
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nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. Trad. Walter José Evangelista.
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CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. As representações do saber científico na
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