Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 91

homogeneização e à simplificação das descobertas científicas, a escola sempre fica em
atraso.
Essa tendência de inclusão da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem se
liga a outro discurso profético de que uma educação de qualidade garante o sucesso
profissional. Em busca desse sucesso, as peças publicitárias de instituições educacionais
privadas enfocam o aluno e a sua relação com o conhecimento científico. Não são raras
as propagandas que incentivam as olimpíadas das áreas de exatas e o uso em sala de
aula de conhecimentos e instrumentos mecatrônicos. Analisamos algumas propagandas
divulgadas na Grande Goiânia e no meio virtual, nelas se verifica justamente esse
apagamento do sujeito-professor e a exaltação do sujeito-aluno e de sua relação com o
mundo exterior: seja através de uma formação mais humana, seja através de
conhecimentos mais específicos.
Algumas reflexões...
Para Charaudeau (2009), o mundo midiático é preso a um jogo de espelhos, ao
passo que reflete o espaço social e é refletido por ele. O discurso midiático/informativo
nos possibilita analisar a maneira como os sujeitos constroem sistemas de valores
sociais; o mesmo pode ser afirmado com relação ao discurso propagandista. Para ele, a
diferença entre esses dois discursos está em que o
status
de verdade do discurso
informativo é da ordem do que
já-foi
e algo deve ser provado; no discurso
propagandista, a verdade diz respeito ao que
há de ser
, “um dom mágico é oferecido.”
No caso dos enunciados aqui analisados, a mídia assume um discurso didático-
científico e também camufla um discurso propagandista, na medida em que promete
soluções e se coloca como autoridade para formar melhor os professores brasileiros.
Vende-se um manual do bom ensino.
Althusser, em
Aparelhos ideológicos de Estado
, conclui que o aparelho escolar é
de fato o aparelho ideológico de Estado dominante nas formações sociais capitalistas,
agindo de maneira silenciosa, ensinando as regras dos bons costumes. Atualmente, esse
papel de “customização” tem sido largamente desenvolvido pelo discurso midiático,
inclusive oferecendo à escola “melhores” propostas de ensino. A mídia é tomada como
a detentora do saber e aquela que tem acesso aos progressos científicos. O que constitui
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