A FAMÍLIA NO SERIADO ESTADUNIDENSE “ANOS INCRÍVEIS”:
REPRESENTAÇÕES, IDENTIDADES E ARRANJOS FAMILIARES.
Aline de Moura MATTOS
1
Angélica Cristina Rivelini da SILVA
2
Linimar Aguiar FERNANDES
3
Moisés Alves de OLIVEIRA
4
Resumo
Propomo-nos estudar como a família é apresentada e representada no seriado “Anos
Incríveis”, exibido no Brasil primeiramente na TV Cultura, em meados dos anos 90.
Atentamo-nos para os discursos que são transmitidos na 1ª temporada da série,
constituída em seis episódios, bem como para o modo como estes discursos constroem
as versões do mundo social e natural e posiciona os indivíduos nas relações de poder, na
instituição familiar. Partindo do próprio discurso, tentaremos passar aos efeitos que são
produzidos a partir da apresentação de cultura, valores, costumes e ideologias pelo
seriado. Além disso, cabe explorar as “novas identidades” e os diversos arranjos
familiares, com enfoque na fragilidade dos laços entre os indivíduos, a transitoriedade
das posições identitárias e as mudanças intensas que estão ocorrendo nas instituições
sociais, particularmente na família.
Palavras-chave:
Representação, família, identidades, discurso, subjetividade.
Introdução
Utilizando recursos do teatro, do cinema e do rádio, a ficção televisa tem criado
diferentes programas como filme, telenovela, minisséries e seriados. Como neste
trabalho analisamos um seriado, aqui estes merecem um destaque especial. “Anos
Incríveis” (“The Wonder Years”, nome original em inglês) foi uma série da televisão
americana, com 115 episódios, distribuídos em seis temporadas, exibidos na rede
americana ABC, de 1988 a 1993. No Brasil, o seriado foi exibido primeiramente na TV
Cultura, em meados dos anos 90. A série apresentou questões históricas e sociais dos
Estados Unidos que marcaram o final dos anos 60 e começo dos anos 70, como a
1
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela
Universidade Estadual de Londrina, bolsista CAPES,
2
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela
Universidade Estadual de Londrina, bolsista CAPES,
3
Especialista em Química do Cotidiano da Escola pela Universidade Estadual de Londrina,
4
Professor adjunto do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de
Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina,