Na figura 1 e legenda 1, materializa-se discurso de práticas sociais do homem
não indígena, uma vez que em concordância com os discursos que versam sobre a
preservação da diversidade da fauna, a eminente destruição de um instrumento de caça,
elege conhecimentos científicos do homem não indígena em detrimento das práticas
indígenas. Tal prática, a da caça de animais, é uma prática social e histórica entre
indígenas que tem o objetivo de prover alimento de base protéica para os membros da
comunidade, prática que, devido aos discursos circunscritos às políticas de preservação
da fauna do não indígena, passa a ser controlada pelo próprio indígena.
Figura 2 – Legenda 2
- Plano de gestão dos resíduos sólidos
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13/08/2005 - Terra Indígena Kaingang
Ivaí – município de Manoel Ribas. Diagnóstico sobre o lixo aponta qualidade e falta de destino do mesmo
Na figura 2 e na legenda 2, comprova-se que na TI Ivaí os resíduos sólidos não
têm um destino adequado, como também não têm qualquer espécie de tratamento. Fica
evidente também a qualidade do lixo resultante do consumo, pelo indígena, de produtos
como fraldas descartáveis, alimentos enlatados e embalados em plásticos, dentre outros.
Deste modo, nestes enunciados, vislumbra-se o funcionamento de práticas discursivas
sobre o consumo de produtos industrializados tipicamente urbano. Além disso, o modo
como os resíduos estão dispostos no espaço, que a cena enquadrou, dá visibilidade ao
problema de depósito do lixo enfrentado na TI. Problema recorrente entre grande parte
da população não indígena, seja ela urbana ou rural.