Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 31

Tendo isso em vista, as atividades que levaram ao desenvolvimento do projeto
Implantação
têm o caráter interdisciplinar, uma vez que congrega áreas do
conhecimento das ciências da terra, da biologia, da história e da antropologia. A fim de
comprovar frente à instituição de fomento, à comunidade acadêmica e ao governo, as
atividades do projeto junto a Terra foram marcadas pela constante produção fotográfica
o que resultou num acervo iconográfico com cerca de 1000 fotografias.
O enunciado fotográfico e o gênero discursivo foto-legenda
A partir do conjunto de imagens registradas na TI Ivaí (2005/2008), formulou-
se, por meio das atividades do projeto de iniciação científica
Iconografia, memória e
identidade dos povos indígenas do Paraná
(2008/2009), um banco de dados
iconográficos para o projeto
Implantação
, com a finalidade de garantir tanto a
preservação das imagens como documento da Instituição (UEM), bem como otimizar o
acesso a esse acervo. Sob esse horizonte, a construção do banco de dados foi norteada
pela noção foucaultiana de arquivo, a qual é “o que faz com que todas as coisas ditas
não se acumulem indefinidamente em uma massa amorfa, [...] mas que se agrupem em
figuras distintas, se componham umas com as outras segundo regularidades específicas”
(FOUCAULT, 2008, p. 147).
Neste banco de dados, algumas regularidades discursivas das fotografias foram
destacadas por meio da formulação de legendas fotográfica, as quais foram constituídas,
tendo em vista o próprio enunciado fotográfico e também os relatos de pesquisadores e
o relatório final do projeto
Implantação,
com isso objetivou-se conservar nas imagens a
disponibilidade de informações que elas contemplam. Para a formulação do enunciado
da legenda fotográfica, parti, exclusivamente, da noção discursiva da fotografia,
assumindo-a como um enunciado único que circunscreve discursos a cerca do sujeito
Indígena Kaingang da TI Ivaí, uma vez que, sob a perspectiva da análise do discurso, a
base enunciativa de cada enunciado nunca se repete, o que o caracteriza como
acontecimento discursivo singular que define uma situação dada no tempo e no espaço.
Com esta perspectiva, corrobora a colocação de que uma imagem fotográfica
registra e repete eternamente um fato no tempo e no espaço, do qual “a cena da imagem
não repetirá jamais. O momento vivido, congelado pelo registro fotográfico, é
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