Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 96

aparecer, através de uma série secular de enunciados, em um ponto inicial que seria, ao
mesmo tempo, começo, origem, fundamento.” (FOUCAULT, 2004, p. 83). O autor
salienta que uma formação discursiva é um conjunto de enunciados que se apoia em um
mesmo sistema de formação, como o discurso clínico e o econômico. O sistema de
formação tem uma função, que é a de delinear o que deve ser integrado na FD ou não.
Para o autor,
O que ele delineia é o sistema de regras que teve de ser colocado em prática para que tal
objeto se transformasse, tal enunciação nova aparecesse, tal conceito se elaborasse,
metamorfoseado ou importado, tal estratégia fosse modificada – sem deixar de
pertencer a esse mesmo discurso; e o que delineia, também, é o sistema de regras que
teve de ser empregado para que uma mudança em outros discursos (em outra práticas,
nas instituições, relações sociais, processos econômicos) pudesse ser transcrita no
interior de um discurso dado, constituindo assim um novo objeto, suscitando uma nova
estratégia, dando lugar a novas enunciações ou novos conceitos. Uma formação
discursiva não desempenha, pois, o papel de uma figura que pára o tempo e o congela
por décadas ou séculos: ela determina uma regularidade própria de processos temporais;
coloca o princípio de articulação entre uma série de acontecimentos discursivos e outras
séries de acontecimentos, transformações, mutações e processos. Não se trata de uma
forma intemporal, mas de um esquema de correspondência entre diversas séries
temporais (FOUCAULT, 2004, p. 83).
Para compreender a materialidade imagética, temos que tomar como base esse
modo que Foucault trouxe para pensar os enunciados linguísticos. A partir dos
postulados do filósofo francês, o analista do discurso encontra ferramentas para analisar
as imagens. Desse modo, é possível concebê-las como uma dispersão, sendo formadas
por elementos que não estão ligados por nenhum princípio de unidade a
priori
. Ao
realizar o percurso da busca pelas regularidades discursivas (observando se tomam o
mesmo objeto, se produzem mais ou menos o mesmo tipo de enunciados, se
compartilham dos mesmos conceitos, se há uma permanência temática) é possível
determinar a formação discursiva que o discurso imagético em questão faz parte.
Contudo, não basta apenas pensar no que une os enunciados imagéticos. A sua aparição
obedece ao que os estudos recentes da Análise do Discurso estão chamando de a ordem
do olhar.
Essa mudança de terreno, sair do linguístico e partir para o imagético, pode ser
sentida mais especificamente nos postulados do estudioso francês Jean-Jacques
Courtine.
1...,86,87,88,89,90,91,92,93,94,95 97,98,99,100,101,102,103,104,105,106,...1290
Powered by FlippingBook