Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 124

um poder, falar é arriscar seu poder, falar é arriscar conseguir ou perder tudo” (2005,
p.140). Trata-se do discurso como estratégia, do discurso não como busca da verdade,
mas como exercício do poder. Assim, a verdade seria fruto da relação entre poder e
saber: aquilo que está tomado como verdadeiro está ligado ao sistema de poder
(FOUCAULT, 2010).
A discussão sobre os mecanismos de controle do discurso e sua relação com o
poder, proposta por Foucault (2004, p. 6), revela que não se pode falar de tudo em
qualquer circunstância, que qualquer um não pode falar de qualquer coisa. Assim como
o discurso do louco na alta Idade Média, há discurso que não pode circular, pois pode
ocorrer que sua palavra seja considerada nula, sem importância, e não seja acolhida no
meio social. Essa separação se reafirma de vários modos, através de várias instituições,
e é
“na manutenção da censura que a escuta [aos marginalizados]
se exerce”.
No jogo de um diálogo, os indivíduos devem ocupar determinada posição e
formular determinado tipo de enunciado. Os procedimentos de exclusão propostos por
Foucault (2004, p. 15-17) entram em jogo quando um sujeito que fala formula
enunciados inassimiláveis. As doutrinas, a propósito, questionam os enunciados
valendo-se de uma pertença prévia de classe, de
status
social ou de raça, de
nacionalidade, de luta, de revolta, de resistência ou de aceitação. “Nesse sentido, cada
um faz não o que quer, mas aquilo que pode, aquilo que lhe cabe na posição de sujeito
que ele ocupa numa determinada sociedade” (MILANEZ, 2004, p. 183).
A análise dos recortes das sequências linguístico-discursivas, que compõem o
capítulo seguinte, possibilitará visualizar as diferentes vozes sociais e diferentes
discursos que constituem o sujeito discursivo, marcado por conflitos e transformações
históricas.
Análise do discurso acerca do trabalho doméstico na internet
Não há duvida acerca da contribuição da internet no sentido de interagir seus
usuários com o mundo social, especialmente em termos de liberdade de expressão e
livre circulação de informação e ideias. Nesse sentido, a exclusão digital intensifica a
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