Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 276

publicamente contra isto. Os autores exploram, principalmente, a nosso ver, o fato de os
ambientalistas ativistas radicais, que pensam na proteção cega dos animais, ignorarem
ajudar algum semelhante que necessite. Ou até mesmo, não terem ciência que os
animais selvagens não terão sentimentos de compaixão e gratidão por esta dedicação
com eles dedicada. No caso deste episódio de
South Park
, os autores/criadores recorrem
ao grotesco para tornar extrema e direta esta falta de comunhão homem-animal.
Enquanto os primeiros tentam protegê-los dos tiros e são mortos, aqueles simplesmente
aproveitam para se alimentarem ou usarem o corpo humano como banheiro.
Outro momento que coaduna tal pensamento está no início do episódio.
Quando Sr. Garrison distribui as cédulas para escolherem a nova mascote, diz que há
boas opções como: “Os Furações”, “Os Nevascas”, “Os Pele Vermelha”, “Os Índios”.
Wendy, então, o indaga: “Mas, índios e Pele Vermelha não são ofensivos também?” e a
resposta do professor, a qual reforça as linhas de nossos parágrafos anteriores: “Não.
Com estes não há problema,
a PETA não se importa com pessoas
.”
Um detalhe menor apresentado em “Douche and Turd”, que julgamos digno de
destaque, é o de Stan receber
uma camiseta e um adesivo para carro
da PETA, quando
aceito pela ONG. Isto demonstraria que a preocupação ambiental desta organização é tal
qual a de uma empresa especializada, no caso: protege os animais. A emissão de gases
que ajudam a destruir a camada de ozônio e contribuem para o aumento da poluição e
do aquecimento global; biopirataria; por exemplos, não são problema deles ou para eles.
Para além disso, podemos ressaltar que os adereços das ONGs ambientalistas
corroboram uma necessidade do membro de demonstrar para os outros estar consciente
e preocupado com a questão.
A fase presente da ocupação total da vida social em busca de resultados econômicos
conduz a uma busca generalizada do
ter
e do
parecer
, de forma que todo o <ter>
efetivo perde o seu prestígio imediato e a sua função última. Assim, toda a realidade
individual se tornou social e diretamente dependente do poderio social obtido. Somente
naquilo que ela
não é
, lhe é permitido
aparecer
(DEBORD, 2003, p. 13, grifo do
autor).
Em outros termos, se este membro da ONG apenas colabora com uma quantia
financeira para a organização e em seu cotidiano pouco se importa com a questão que
“financia”, não há problema. Em seu pára-choque está lá estampado: “sou ambientalista
e me preocupo”.
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