Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1184

Com os exemplos acima mencionados nos foi possível realizar o quadrado
semiótico da Gradualidade Tensiva, opondo-se à não gradualidade tensiva, relativa no
fato musical, no que concerne à temporalidade sintagmatizada.
GRADUALIDADE TENSIVA
(SAMBA) (Afetividade)
(
Totalmente sincopado) (Quase totalmente sincopado)

      

      
( 5º período)
(1º, 2º e 4º períodos)
//Nível do segredo//
//Nível da mentira//
(3º, 6º e 9º períodos) (7º e 10º períodos)

     

    
(Não quase totalmente sincopado) (Não totalmente sincopado)
(Descritibilidade/autoridade) (Espaço-temporalidade)
NÃO GRADUALIDADE TENSIVA
Aos que preferirem visualizar as relações soemáticas* estabelecidas na disposição
intervalar* dos sonoremas* (verticalizada e paradigmática), a fim de sintagmatizarem
seu conteúdo inserido no cifrado musical.
O Caráter Simbólico
Tendo por base, como matriz sígnica, no nível do “SER sincopado” e do
“parecer sincopado (intercalado), os contrários no metatermo superior que se somam, e
no não ser sincopado assim como no não parecer sincopado, os contrários do metatermo
inferior que, igualmente, se somam
Com base nos quadrados semióticos (estrutura elementar da significação)
observados como modelo na tese de doutorado de D’Ávila, articulando os soemas na
configuração do ritmo Samba (1987, p. 377, 385 e 391) , elaboramos este, abaixo
exposto, demonstrativo da aspectualidade recuperada na manifestação discursiva, com a
1...,1174,1175,1176,1177,1178,1179,1180,1181,1182,1183 1185,1186,1187,1188,1189,1190,1191,1192,1193,1194,...1290
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