Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1180

exatamente as notas que diferem da tonalidade menor, mostrando assim, que eles estão
meio tom abaixo.
Todos estes acordes vindos do modo menor possuirão a notação (SEM
*
), sobre suas
análises, justificando seu empréstimo da tonalidade menor.
Exemplos nos compassos: / 8 / 18 /
Embora a tonalidade da música esteja em “ré maior”, há uma constante recusa
quanto à resolução no acorde tônico (I grau), pois todas às vezes em que aparece o
sonorema (D7M), ele se posiona no 1° anastrofema* (inversão), ou seja, com a 3M no
baixo (D7M / F#). Vejamos a ordem dos soemas dispostos neste sonorema com esta
inversão: D7M / F#: ( fá# → 3M ) – ( lá → 5 ) – ( dó# → 7M ) – ( ré → Tônica )
Partindo desse pressuposto, podemos ter uma segunda interpretação para este sonorema:
F#m 6( fá# → Tônica ) – ( lá → 3M) – ( dó# → 5 ) – ( ré → 6 )
Justificamos, com isto, o caráter melancólico dessa música, embora a mesma
encontre-se em tonalidade maior.
Para termos uma idéia, das 17 frases retiradas dessa composição, 9 são iniciadas com
sonoremas contendo no baixo no soema (fá#), ou o próprio sonorema (F#m) e (F#7).
Isto nos mostra a tentativa camuflada do deslocamento da tonalidade (ré) para (fá#),
causando, desta forma, uma ansiedade de resolução constante na música.
Outro sonorema com grande valor significativo é o (Eb7), o (subV7) já
explicado anteriormente, pois além dele possuir o trítono que pedirá sua resolução na
tônica (D7M), fará seu caminho do baixo cromaticamente para a mesma, dando um
caráter de proximidade à tonalidade. Ex: Eb 7
D7M
Este sonorema aparece somente em dois momentos na música. No 1º, logo após
a frase “dentro de mais um minuto estaremos no Galeão”, onde se canta: “Rio de
Janeiro, Rio de Janeiro” (compasso 33 da análise harmônica). Porém, dessa vez, ele
resolverá no sonorema D7M / F# que, embora seja portador do soema da “resolução”,
pelo fato de estar invertido (em anastrofema*), passa uma sensação de cadência
interrompida, um não retornoa= à tonalidade.
*
(SEM) = Sonoremas de Empréstimo Modal, que equivale aos (AEM) = Acordes de Empréstimo Modal.
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