Elas mantiveram a mesma rítmica do 3º período, mas a resposta da segunda frase, agora
é feita uma (3M) abaixo.
A frase do 7º período: “dentro de mais um minuto estaremos no Galeão”, será
repetida com mesma métrica e mesma altura no 10º período com a letra: “água
brilhando, olha a pista chegando e vamos nós”.
A única frase que não se assemelha, nem ritmicamente e nem pelos seus
intervalos, é a do 8º período: “Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de
Janeiro”, mas que se corresponderá harmonicamente com o 11º período: “a pousar”, que
também não tem sua rítmica e intervalos melódicos apresentados anteriormente.
O 9º período: “aperte o cinto, vamos chegar”, mostra novamente a mesma
rítmica e altura, apresentados no 3º e 6º períodos.
Portanto, as repetições rítmicas e melódicas presentes nesta música, dando uma
coerência isotópica a todo o texto musical, demonstram sua enorme importância de
caráter tensivo, inflexivo e manipulador quando derramada sobre o texto verbal. Para
ficar mais “visual” nossa abordagem, podemos concluir que:
O 1º, 2º e 4º períodos se correspondem pela rítmica e pelas relações intervalares.
O 3º, 6º e 9º períodos se correspondem pela rítmica e pelas relações intervalares.
O 5º período se corresponde entre suas 3 frases, pela rítmica e pelas relações
intervalares.
O 7º e o 10º períodos se correspondem pela rítmica e pelas relações intervalares.
O 8º e o 11º períodos se correspondem pelas suas harmonias.
Variações referentes ao 1º, 2º e 4º períodos (
Não-sincopado
):
A 1ª frase do ex: 02, também é uma variação do (
Não-sincopado
), mas é
iniciada por antecipema. Vejamos como ficaria sem o referido recurso: