Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1068

interrupção, mesmo sendo feito um percurso de resolução-movimento-preparação, o que
proporciona passagem livre para a mensagem que é informada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A proposta deste estudo foi mostrar a possibilidade de se fazer uma leitura
semiótica sincrética da canção. Observando as escolhas lingüísticas e musicais pelos
compositores, ficam claras as posições ideológicas adotadas pelo enunciador e os
objetivos do seu discurso, como léxico, tipo de projeção do discurso, saltos intervalares,
andamento, duração sonora, cadências e outras relações entre os acordes além de temas
musicais.
A necessidade de considerar o sincretismo da canção em sua materialidade é
fundamental para entender os textos enunciativos que podem ser adotados nas aulas de
língua materna e também nas aulas de música, como um aprendizado sobre a linguagem
e o discurso.
REFERÊNCIAS
BARROS, Diana L. P. de (2005).
Teoria Semiótica do texto.
4 ed. 6 imp. São
Paulo,Parma.
BRAZILIAN PLAY ALONG MPB. (2006). Partitura “Vou deitar e rolar”- Baden
Powell e Paulo C. Pinheiro. VOL 1. Note livros musicais Ltda. São Paulo. Equipe Free
Note. pp. 22-23
FIORIN, José Luiz. (2002)
Elementos da análise do discurso
. 11 ed. São Paulo,
Contexto.
MONTEIRO, Ricardo N. de C. As muitas vozes da canção: uma análise de Yesterday.
In: LOPES, Ivã Carlos & HERNANDES, Nilton (2005).
Semiótica: objetos e práticas.
São Paulo, Contexto.
PIETROFORTE, Antonio Vicente & CANDEIAS, Daniel Levi. Por uma proposta de
análise do plano de expressão musical. In: PIETROFORTE, Antonio Vicente (2008).
Tópicos de Semiótica:
modelos teóricos e aplicações. São Paulo, Annablume.
RAMIRES, Cíntia P. de L. (2010).
Emoção e ritmo: heranças musicais presentes no
gênero
lírico.
Revista Travessias Unioeste. 10 ed. ISSN 1982-5935. pp. 141-171.
1...,1058,1059,1060,1061,1062,1063,1064,1065,1066,1067 1069,1070,1071,1072,1073,1074,1075,1076,1077,1078,...1290
Powered by FlippingBook