IMAGEM E PALAVRA:
SINCRETISMO EM DIFERENTES GÊNEROS
Adriane Belluci Belório de CASTRO
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Resumo:
Neste trabalho, pretendemos apresentar a análise de alguns textos em cujas
composições revelam o sincretismo como principal elemento de construção do sentido.
Analisaremos gêneros que utilizam o recurso dos (ambi)caligramas, entendidos por nós
como uma tentativa de recriação do signo linguístico e do signo visual gerando o signo
iconográfico, o qual funde em si traços da letra e do desenho numa combinação de
diferentes planos de expressão. Para entendermos essa combinação, recorremos à
semiótica francesa, que se consolidou, entre outros aspectos, como a teoria que
possibilitou o alargamento do conceito de linguagem ao conjunto dos sistemas de
significação, verbais ou não-verbais; desse modo, essa perspectiva teórica se mostra
apropriada não só para o estudo das diferentes linguagens, mas também para a análise
da relação sincrética entre elas.
Palavras-chave:
(Ambi)caligramas. Imagem. Palavra. Semiótica. Sincretismo.
Introdução
Há quem diga que uma imagem pode testemunhar o que não se consegue colocar
em palavras, mas seria essa a relação entre imagem e palavra em nossos dias: uma diz o
que a outra não pode revelar?
Cremos que não, pois imagem e palavra se completam nos cenários discursivos
contemporâneos. Há entre elas um princípio de interação constante, de circularidade
reflexiva e criadora. Elas se suprem mutuamente de suas deficiências, se alimentam uma
da outra, como num ciclo vital, para gerar sentido.
Imagem e palavra são linguagens distintas em natureza – forma e substância da
expressão –, mas semelhantes em atributos – forma e substância do conteúdo –, além
disso, ambas realizam funções comunicativas e, consequentemente, discursivas.
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Professora Doutora da Faculdade de Tecnologia de Botucatu,