Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 882

2ª) a fase da produção, que se realiza a partir de uma proposta de escrita elaborada pelo
professor; nela o estudante elabora uma mensagem lingüística, que pode ser um texto
ou uma parte dele, para uma propaganda ou publicidade, empregando os mesmos
recursos observados na fase da análise do anúncio.
Essas atividades de análise e produção procuram fugir da pedagogia em que o
professor é o transmissor de conteúdos e o aluno é o seu receptor passivo, ou seja, na
velha prática dos estudos dirigidos, baseada no behaviorismo skineriano. Nessa
metodologia, o processo de ensino-aprendizagem centra-se no aluno, com propostas que
abram caminhos para o raciocínio, a compreensão, enfim, para a reflexão sobre os usos
lingüísticos, semiológicos, ideológicos da propaganda. Diante de tal postura, novas
formas de observar o aprender e o ensinar podem ser empregadas. Pode-se avaliar o
aluno pelo conjunto de atividades que desenvolveu com os anúncios, objetos de
exercícios de análise e produção das atividades lingüísticas desenvolvidas em classe ou
extraclasse. Essa avaliação do processo e não apenas do resultado apenas do processo
ensino-aprendizagem considera erros e acertos, pesquisa, observação, escrita, enfim, a
busca do aluno pela descoberta do saber e do trabalho conjunto com o professor e os
colegas.
É objetivo também deste trabalho mostrar a viabilidade de ensinar e aprender a
língua materna por meio de publicidades e propagandas - textos de comunicação de
massa bastante presentes na vida dos alunos – e de escancarar-lhes a verdade de que a
linguagem faz parte de suas vidas e não é um mero instrumento utilizado pelos
professores para lhes propor tarefas (Citelli, 1997, p.10).
O objetivo final dessa metodologia que correlaciona textos publicitários e ensino
de Língua Portuguesa é dotar os alunos de “uma desenvoltura de linguagem que lhes
possibilite assumir a palavra” com consciência e competência, desenvolvendo sua
capacidade crítica.
Redação escolar e linguagem publicitária
Para tomar o texto publicitário como objeto de ensino, é preciso que o professor
conheça sua estrutura, suas funções, delimitações de conceitos, meios e formas de sua
veiculação
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Para isso, verificar obras sobre a linguagem da publicidade e propaganda na bibliografia deste artigo.
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