Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 881

precisa dar mais de si e estar o tempo todo se renovando para sustentar essa relação com
os alunos, que não pode se basear na autoridade, mas na qualidade.
O ensino construtivista, ao rejeitar a apresentação de conhecimentos prontos ao
estudante como um “prato feito”, baseia-se no ensaio e no erro (Mizukami, 1986, p.76),
na pesquisa, na reflexão, na descoberta e não na aprendizagem de fórmulas,
nomenclaturas, definições.
As avaliações tradicionais, como apenas um instrumento de punição para medir
o conhecimento, são descartadas, pois o ponto fundamental do ensino não consiste em
produtos de aprendizagem, mas em processos que se dão no exercício operacional da
inteligência.
Guiada por essas diretrizes teóricas e metodológicas, exporemos a seguir a
metodologia que parte de textos publicitários para explicar o funcionamento da
linguagem e despertar nos alunos a consciência de que a linguagem é ‘algo palpável’
(Faria, 1996, p.13), faz parte do seu dia-a-dia.
Objetivos
Descrever e sistematizar uma ação metodológica de Língua Portuguesa que toma
como objeto de estudo o texto publicitário para explicar o funcionamento da linguagem
verbal e não-verbal e suas intenções, por meio de atividades de análise e produção de
textos, inserindo os alunos no universo da linguagem publicitária. Esse aprendizado
envolve desde a micro até a macro estrutura textual - frase, período, parágrafo, texto -,
assim como os recursos argumentativos e expressivos da linguagem.
A estratégia de ensino se fundamenta no binômio análise/produção de textos,
com o objetivo de provocar no aluno a reflexão e a ação sobre linguagem, por meio de
duas fases:
1ª) a fase da análise tem início na sala de aula, quando a abordagem dos conteúdos
lingüísticos ocorre a partir do reconhecimento dos recursos argumentativos e
expressivos utilizados num anúncio. Faz-se, nesta instância do processo, uma ligação
entre os conceitos teóricos enfocados e sua aplicação em um texto publicitário. Essa
fase continua na análise de outro anúncio apresentado ao aluno para que ele reconheça
os mecanismos de linguagem examinados na aula;
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