Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 889

Período composto
O enunciado 3 é uma frase que contém duas orações – “depois que a Mapol
chegou ao Brasil” (oração subordinada) “a natureza ganhou mais espaço” (oração
principal). A esse encadeamento de orações para formar um só sentido se dá o nome de
período composto.
Frase de situação
Os enunciados 1 e 3 são chamados de frases de situação, pois necessitam do
contexto em que se acham para ganhar sentido completo. As frases do título contêm
palavras que só são entendidas se olharmos para as imagens contidas no texto todo e
lermos as outras frases abaixo.
Assim como a maioria das frases empregadas em anúncios, o título da
publicidade do Ceará “Nada como um dia depois do outro com uma noite no meio” e
todos os seus elementos - verbais e não-verbais - estão coerentemente amarrados,
formam uma só unidade; dessa forma, a mensagem do título só adquire sentido se
relacionada ao contexto em que se insere, ou seja, à imagem, ao texto, à marca e ao
slogan. É, portanto, uma frase de situação.
Esse título utiliza um recurso criativo para transmitir sua mensagem: recria uma
fórmula fixa (Carvalho, 1996, p.84-93), um provérbio popular - “Nada como um dia
depois do outro”- e acrescenta-lhe uma expressão nova - “com uma noite no meio”.
Podemos afirmar que essa frase é original porque o sentido inicial do provérbio, de
revanche, vingança, se desvirtua totalmente nesta publicidade do Ceará. O contexto nos
permite concluir que a palavra “dia” do título relaciona-se à imagem da publicidade,
em que aparecem o mar, a praia num dia ensolarado, ou seja, uma paisagem bonita e
natural, remetendo ao tema do lazer, da tranqüilidade, que podem ser desfrutados em
Fortaleza. Apoiando-nos na ilustração menor, a palavra “noite” sugere que Fortaleza
também tem atrações de lazer nesse período; isso está confirmado na imagem de uma
casal dançando. Assim, o significado do título é: tanto os dias como as noites são
atraentes nessa cidade. As frases de situação são assim denominadas por serem
insuficientes por si mesmas para gerar entendimento “se destacadas do ambiente
lingüístico, físico ou social em que são enunciadas” (Garcia, 1978, p.13). Esse tipo de
frase é um recurso muito empregado no texto publicitário porque remete à imagem nele
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