Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 892

subsídios maior segurança para redigir, ou seja, o texto analisado funciona como um
suporte para a próxima etapa do processo: a criação do texto. Todos os aprendizes que
se propõem a executar a atividade proposta conseguem criar.
O percurso análise/produção de textos, ou seja, a manipulação permanente com
textos possibilita ao discente a aquisição de um exercício lingüístico mais consciente
também no âmbito gramatical, já que a análise e produção textual só se concretizam
pela regularidade do sistema lingüístico, pela gramática.
Nessa metodologia, o aluno em sai da cômoda situação de receptor passivo de
conhecimentos e à de participante ativo da construção de seus conhecimentos. Para o
professor também não é tarefa fácil, já que exige constante pesquisa e atualização de
conhecimentos. Mas, a valorização da constância do exercício de leitura e escrita,
apesar de ser um trabalho árduo para ambas as partes do processo, é gratificante quando
se observa os bons resultados na formação dos estudantes.
Bibliografia
CAMACHO, R. G. Variação lingüística
.
In:
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da
Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. S
ubsídios
à proposta
curricular de língua portuguesa para o 1º e 2º graus; coletânea de textos.
São
Paulo: SE/CENP, 1988. v.I, p.29-41.
CARVALHO, N.
Publicidade
: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.
CITELLI, A. Escola e meios de massa.
In: CHIAPPINI, L. (coord. geral).
Aprender e
ensinar com textos não-escolares.
São Paulo: Cortez, 1997. v.3, p.17-28.
FARIA, M. A. O.
Como usar o jornal na sala de aula.
São Paulo: Contexto, 1996.
FIORIN, J. L. & SAVIOLI, F. P.
Para entender o texto:
leitura e redação. São Paulo:
Ática, 1990.
GARCIA, O. M.
Comunicação em prosa moderna.
7.ed. Rio de Janeiro: Fundação
Getúlio Vargas, 1971.
GONZALES, L.
Linguagem publicitária:
análise e produção. São Paulo: Arte e
Ciência, 2003.
MIZUKAMI, M. G. N.
Ensino
: as abordagens do processo
.
São Paulo: EPU, 1986. p.
59-83.
1...,882,883,884,885,886,887,888,889,890,891 893,894,895,896,897,898,899,900,901,902,...1290
Powered by FlippingBook