Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 543

Dessa forma, a análise dos seus textos torna-se pertinente, pois apresenta uma
estrutura nova, paradoxal e dialética que procura instigar o leitor até às últimas
conseqüências, isto é, a simbologia presente motiva um olhar curioso sobre o fazer
literário que busca na filosofia uma concepção de arte e um questionamento sobre
questões humanas.
Filosofia e literatura: um encontro
A proximidade entre as duas áreas, filosofia e literatura, aparecem em textos de alguns
escritores, mas é em Dostoiévski que a filosofia brota com maior profundidade. Sua
literatura, embora tenha recebido críticas duras pela
prolixidade
e inovação, abarca e
consegue instigar a própria
natureza humana
. Como pensar em uma existência sem a
metafísica e a religião? (OTTMAN apud MELO 2004, p.64). Quais seriam as
possibilidades? “Se Deus está morto, tudo é permitido”. Tal voz de Ivan Karamázov,
personagem de
Os Irmãos Karamázov,
(de Dostoiévski) reflete, desse modo, sobre o
sujeito, este
novo
homem, uma vez que o sujeito metafísico da filosofia tradicional não
mais existe. O fazer-se homem, o caráter do homem é algo que aparece nesses dois
pensadores. Em Nietzsche, isso se pode vislumbrar, naquele instinto que luta para a
conservação de sua espécie, aliás, mais do que isso, pois esse filósofo propõe a
superação de si, a superação dos valores morais, já que há no homem uma ambivalência
de sentimentos. Em
A gaia ciência
, o filósofo argumenta: “(...) o ódio, a alegria com o
mal alheio, a ânsia de rapina e domínio e tudo o mais que se chama de mau: tudo é parte
da assombrosa economia da conservação da espécie (...)” (NIETZSCHE, 2001p. 51).
Em Dostoiévski, a figura do homem é apresentada por suas personagens, que não
são totalmente descritas, não estão fechadas, pois o seu
herói
é aquele que está
construindo seu diálogo, daí o caráter aberto de sua personalidade, este homem está por
fazer-se. Dessa forma, o autor irá aparecer dialogando com o herói. Tal característica
em Dostoiévski reflete a forma de composição de sua obra artística como romance
dialógico
2
. O romance dialógico é descrito por Bakhtin como aquele que possibilita uma
ligação entre as várias consciências.
2
Para uma melhor compreensão sobre o romance dialógico conferir o capítulo I: O romance polifônico de
Dostoiévski e seu enfoque na crítica literária da obra:
Problemas da Poética de Dostoiévski
de Mikhail
Bakhtin.
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