Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 537

Após a leitura e estudo da composição estrutural e do estilo de cada um
dos textos dos gêneros discursivos da esfera jornalística, partiu-se para atividades de
produção textual. Ao redigir o texto, foram observadas as seguintes questões, de acordo
com Geraldi (1991): o que dizer (conteúdo); para que dizer (motivação, razão); para
quem dizer (interlocutores); como dizer (estratégias/ modos de dizer), na constituição do
sujeito-autor – sobretudo no que diz respeito ao texto escrito – relacionados a uma
progressão curricular, fundamentada nos gêneros discursivos.
Por fim, foram desenvolvidas atividades de refacção, de reescrita que se
insere no processo de construção textual. Para Alba Maria Perfeito,
a refacção não deve ser pensada como higienização do texto do aluno, mas
como um olhar relevante aos problemas linguísticos apresentados na produção
de textos em relação à ordem do conteúdo temático/contexto de produção, da
construção composicional (arranjo, organização interna, coerência), de marcas
linguístico-enunciativas (vocabulário, aspectos gramaticais: morfossintáticos).
(2005, p. 72).
Pode-se afirmar que a prática pedagógica aplicada, tendo como base a
teoria de gêneros discursivos de Bakhtin, seguindo a sequência didática exposta,
possibilitou um maior entendimento dos diferentes gêneros discursivos da esfera
jornalística, aprimorando tanto a prática da produção textual como a visão da obra de
Lobato. A experiência oportunizou os alunos conhecerem o ilustre escritor, a sua
percepção futurista, extemporânea.
CONCLUSÃO
Observa-se, portanto, que quando se pensa em desenvolver qualquer
prática pedagógica em sala de aula com intuito de produzir conhecimento, há a
necessidade de ter uma base teórica que lhe dê embasamento às atividades
desenvolvidas. Pode-se afirmar que os pressupostos teóricos de Bakhtin auxiliaram no
desenvolvimento do trabalho com os gêneros discursivos da esfera jornalística para a
produção do Jornal Temas – racismo desenvolvido pelos alunos do segundo período de
Jornalismo da FACCREI. Além disso, a fundamentação teórica possibilitou avaliar o
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