Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 443

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A EDUCAÇÃO NA MÍDIA: O DISCURSO DA EFICIÊNCIA VERSUS
INEFICIÊNCIA
Valdoméria Neves de Moraes MORGADO
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Neste trabalho, discutimos as relações discursivas que constituem os artigos de opinião
publicados na revista
Veja
, na seção Ponto de Vista, em 13/08/2008 e 22/10/2008.
Nossa inquietação incide no discurso educacional, pois a construção discursiva desses
artigos ressalta formações discursivas da eficiência versus ineficiência da instituição
escolar. A eficiência torna-se sinônimo de produtividade do professor via livro didático.
A ineficiência significa a improdutividade do professor em
operar
bons materiais, o que
reforça a concepção negativa do ensino público. Para dar conta dessa equação mídia e
educação, optamos, essencialmente, por Michel Foucault para discutir questões que
supostamente corroboram o fracasso do ensino. Observamos que
Veja
nos apresenta um
modelo salvacionista como receita infalível:
o livro didático. Assim, por meio dessa
construção discursiva, observamos mecanismos controladores que procuram legitimar
ou configurar um modelo de professor e de uso do livro didático bem detalhado para
assegurar o
bom
exercício do magistério.
Palavras-chave: Discurso. Mídia. Educação. Professor. Livro didático.
Atualmente, inserimo-nos, de uma forma ou de outra, em realidades sociais que
podem interferir em nossas atitudes ou opiniões. Nesse sentido, a mídia, em especial a
impressa, funciona como um mecanismo capaz de moldar o sujeito a partir de certas
determinações sociais, históricas e ideológicas, produzindo, assim, uma ilusão da
realidade. Baronas (2003, p. 88) diz que “[...] a mídia, nos seus mais diversos suportes,
intervém na sociedade disseminando normas de conduta, que seriam capazes de suprir
essas necessidades dos/nos sujeitos.” Como a mídia procura alcançar todas as esferas
sociais, a educação também se torna alvo das estratégias midiáticas. Esse tipo de saber
atribuído até então aos profissionais da educação, como professores, estende-se àqueles
que veem na educação uma oportunidade de consolidar uma proposta ideológica e, em
muitos casos, mercadológica. Por isso, as discussões sobre o sistema escolar tornam-se
conflituosas tanto dentro quanto fora da escola (RICARDO FILHO, 2005). Assim, a
mídia se mostra como uma das debatedoras atenta aos rumos do ensino no Brasil.
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Doutoranda em Estudos Linguísticos do programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, da
Faculdade de Letras da UFG; professora do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres,
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