Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 444

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A materialização do discurso educacional no ponto de vista da revista
Veja
,
não registra apenas informações inerentes ao sistema escolar, bem como estratégias e
políticas pedagógicas voltadas para desenvolvimento de uma boa escola. A partir disso,
perguntamo-nos: a revista
Veja
aborda a educação porque a sociedade em geral levanta
essa discussão ou a sociedade reproduz certos discursos porque
Veja,
por exemplo,
impõe
esses saberes? Para dar conta dessa reflexão, buscamos, essencialmente, as
considerações de Foucault (2007a) sobre formação discursiva (FD), entendida por ele
como condições de existência dos enunciados, capaz de permitir o aparecimento de
discursos em determinado momento histórico e que os saberes que nele surgem, são
tomados como verdadeiros. Além disso, também tratamos das relações de poder/saber,
mesmo que Foucault não tenha se desdobrado para estudar a educação. Selecionamos,
portanto, os artigos “Por uma sociedade justa e eficiente”
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(13/08/08), de Stephen
Kanitz
3
e “Os professores e a regra de três”
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(22/10/08), de Claudio de Moura Castro
5
.
Dessa forma, o propósito deste trabalho não emerge no estabelecimento das relações
causa e efeito, que traça um raciocínio esquemático sobre uma suposta influência da
mídia nos discursos sobre educação, mas de verificar a construção do discurso midiático
sobre educação, capaz de veicular saberes e verdades por meio do exercício do poder.
Formação discursiva: o que se mostra? O que se esconde?
Ao observar os discursos dos sujeitos articulistas de
Veja
, percebemos que a
educação, ao ser discursivizada, é invadida por discursos outros que se cruzam com os
do professor, do aluno, da instituição de ensino, da indústria dos materiais didáticos, dos
especialistas
em educação que ditam o que é certo ou errado e, além disso, do mercado
de trabalho que também está focado nas
mentes
produtoras do capital. Esse
entrecruzamento de discursos que irrompe nos dizeres dos articulistas, mostra-nos o
embate entre os saberes que se revelam como verdadeiros, é o que Foucault (1979, p.
13) considera o “conjunto das regras segundo as quais se distingue o verdadeiro e o
falso e se atribui aos verdadeiros efeitos específicos de poder”.
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Disponível em: <
>
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Stephen Kanitz é administrador de empresas e colaborou com revista
Veja
no período de 1998 a 2009.
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Disponível em: <
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Claudio de Moura Castro é economista, Presidente da Rede Pitágoras de Ensino. É articulista de
Veja
desde 1997.
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