Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 445

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Trata-se de confrontos que estão ligados aos discursos gerados num
determinado tempo e espaço, provocando um ciclo de valores. Assim, o funcionamento
desses
sistemas de valores
é que vai determinar o que se pode dizer e aquilo que não se
pode, manifestando uma relação com a discursividade e com os diversos domínios de
saber que ela permite construir (FOUCAULT, 2007b). Por exemplo, por que Kanitz usa
o título
Por uma sociedade justa e eficiente
e não outro em seu lugar? Inicialmente, o
que se espera, a partir desse título, é que o autor aborde temas específicos em
administração, economia e/ou política. Mas por que esse título para se falar sobre
educação? Nesse texto, Kanitz aborda a avaliação escolar vinculada à atuação do
professor, ou seja, se o profissional pertencer à área de exatas dará nota justa ao aluno:
“No primeiro ano de faculdade aprendi um truque que muito me auxiliou na hora de
obter notas melhores. [...] O que pode ser a sua salvação. [...] se você estudar um
mínimo e usar esse truque, vai tirar um 5.” O articulista incita seu leitor a praticar o
mesmo truque que ele usou na faculdade para garantir nota mínima, o estudo não mais é
necessário, apenas os truques.
Para entender o feixe de relações que constitui esse discurso, tomamos outro
enunciado de Kanitz para mostrar como o indivíduo, inserido numa dada circunstância
histórica e social, é capaz de produzir de forma singular determinado discurso: “Que
sociedade é mais justa, aquela que valoriza as boas intenções e o esforço ou aquela que
valoriza os resultados? Uma boa pergunta para começar a discutir no retorno às aulas”.
O trecho destacado ilustra o deslocamento da palavra
escola
por
sociedade
. Isso
provoca um efeito de sentido de que da escola saem sujeitos que devem mostrar
resultados e que essa mesma escola, para se alcançar isso do aluno, precisa ser justa. A
sociedade real, produtiva, depende dessa sociedade escolar. Ao mesmo tempo,
entendemos que se a sociedade escolar não for
justa
, a sociedade real, capitalista, será.
Nesse sentido, esse tipo de discurso funciona como meio de suprir determinadas
inquietações de alguns indivíduos, tornando-o amplamente aceito pela sociedade a cada
vez que é reforçado pela mídia.
Ao construir o discurso educacional nesses moldes, a mídia cria o efeito de
sentido de consenso, com a ideia de que este é o anseio de todos. Diante desses dizeres,
o que fica evidente e o que se silencia? De acordo com Foucault (2007a), a constituição
de uma FD se dá na dispersão dos discursos, ou seja, forma-se por elementos sem
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