Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1035

/fp/ “tronco”. Nesse patamar de produção do sentido, os semas nucleares da
extremidade e envolvência no
figural I nuclear
da semicircularidade agem como
elementos propulsores no que concerne a fazer brotar, diante da nossa percepção, as
substância e forma do conteúdo visual inseridas nesse arcabouço que abriga o conjunto
visual apreendido e agrega as isotopias secundárias da triangularidade que, por sua vez,
são determinadas pelas isotopias
vii
primárias da retilineidade* da curvilineidade*, da
diagonalidade, da perpendicularidade, entre outras.
O Figural 2 – classemático designa as qualidades sêmicas contextuais
gradualmente quantificadas na imagem escolhida. Admitindo-as como resultantes do
processo de agrupamento de elementos, observamos na imagem do Homem-Aranha, na
malha de colorema* vermelho vivo que recobre parte de seu corpo, a incidência de
tracemas* dispostos a partir do centro da zona ovóide* que engloba a totalidade do
formante parcial /fp/, “cabeça”. Estes tracemas*, tendo uma continuidade ininterrupta
do extensurema* em direção ao /fp*/ contíguo “tórax”, expandem-se, interiormente, da
zona superior à base dimensionada do /fp/, alargando-se, com proporcionalidade, nessa
base e nas extremidades direita e esquerda do /fp/, sob a forma de larguremas*.
Em projeções sintagmáticas diagonalizadas*, assim estão dispostos esses
tracemas* como rimas plásticas efetuadas entre si, a partir de um tracema vertical-
retilíneo* centralizado no /fp/ “tórax”, que lhes possibilita a devida simetria, expansão e
elasticidade, em função dos nós entremeados em cada junção entre os tracemas*,
oferecendo o aspecto de um pseudo-movimento entre eles. Cada classema básico (clas-
b) faz-se representar por uma quadrangularidade semi-circularizada*, no /fp/ “tórax”,
lembrando ainda que cada quadrado abriga dois triângulos, o que possibilita a formação
de isotopias da triangularidade*, da quadrangularidade*, da angularidade*, além das
demais encontradas no texto, como a da semi-circularidade*, da diagonalidade*, sendo
que esta última traz consigo toda a dinâmica que potencializa, como força motriz, o
pseudo-movimento que a malha recoberta pelos tracemas*, em formato de “teia”
sugere.
No /fp/ “cabeça”, as formas triangulares presentificadas geradoras da isotopia da
triangularidade* e da diagonalidade*, em rima plástica, circundam o formante parcial
interno /fpi/ “olhos”, presentificado sob duas formas triangulares, de angularidade semi-
circularizada, plasticamente rimadas, cujos larguremas* estabelecidos na base
representam 1/3 dos extensuremas* que convergem ao vértice da forma de um triângulo
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