Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1043

(...) olhar o mundo e aprender a ver; representa poder entender o mecanismo
gerador do sentido viso-estético inserido nos textos, cientes de que a
imagem, nada inocente, esconde muito mais do que mostra em meio ao
aglomerado de traços e linhas componentes de um figurativo qualquer (...);
por multiletramento, esse mesmo processo surgiria inscrito sob novas
técnicas de ordem multidisciplinar tendo por finalidade a
multidirecionalidade” .
Nosso corpus de análise será aqui composto de quatro elementos expressivos,
contido na peça publicitária em questão. A metodologia daviliana, conforme explicitada
será nosso referencial teórico-metodológico para concretizarmos essa ação na
manifestação viso – plástica – proxêmica.
O Caráter proxêmico
A Proxêmica é uma disciplina semiótica que “visa a analisar a disposição dos
sujeitos no espaço e, mais particularmente, o uso que os sujeitos fazem do espaço para
fins de significação”. (GREIMAS & COURTÉS, s/d: 359)
Na comunicação proxêmica, segundo o dicionário de semiótica, s/d: 359, de
Greimas & Courtés, consideramos a existência de um espaço zero, que segundo
D’Ávila, é o espaço a partir do qual se projeta a mensagem; um além a partir do risco
traçado o enunciado viso-plástico, sobre o qual são produzidos traços e formas em
planos hierarquizados para a produção de sentido.
Figura 01: Moldura; E0 = espaço zero – neutro; EF= espaço de fundo
E0
EF
1...,1033,1034,1035,1036,1037,1038,1039,1040,1041,1042 1044,1045,1046,1047,1048,1049,1050,1051,1052,1053,...1290
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