Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1046

Neste nível de análise, a expressão impõe a manifestação da significação,
comuns ao domínio do visual.
Então, acompanhando tais princípios, iniciaremos nossa análise pela Substância
do Conteúdo, que oferece como proposta três níveis de apreciação: a) Presentificação,
b) Representação e Re-representação, as quais apresentaremos a seguir:
Substância do Conteúdo
a) Presentificação – Figural II (classemático) - Simbólica e denotativa
Esta primeira etapa é empregada somente para Arte abstrata e suas variantes. Ela
é comparada ao nosso caso, nas manchas contidas no p1, uma vez que estas não
representando objetos próprios da nossa realidade embora sugerindo-os, usam as
relações formais dos
figuremas
entre cores e formas aparentemente desconectas para
compor a realidade da obra, de uma maneira não representacional. Por este simples fato,
ela é um sistema simbólico presentificado, de função denotativa, possuindo a
capacidade de apresentar seu significado figural por meio da forma do significante =
feixes de tracemas organizados em sistema, ou seja, da figura como uma unidade auto-
suficiente carregada de significados, mas sem histórias para contar, permitindo um jogo
infinito de combinações numa produtividade inédita de conformidade com novas
junções de classemas. A essa liberdade de expressão plástica, D’ Ávila denomina de
"figural 2 classemático básico" (clas-b) quando nos deparamos com as formas de base
primitivas (a circunferência, o triângulo e derivados) denominados de “primitivos
figurativos” que jungidas ao caráter aspectual permitem detectar o ritmo dos traços:
contínuo, descontínuo, não descontínuo (misturado) e não contínuo (sincopado)...
Geometricamente falando, todo canto é constituído pela intersecção de dois
segmentos de retas (AB e BC), que formam um ângulo de 90°. Então, para a efetivação
concreta do triângulo mencionado, somente estaria faltando o segmento AC, o qual
completaria visualmente, o espaço ocupado pela
figuralidade
. No nosso caso, esse
segmento existe se imaginarmos a linha aérea que limita o espaço ocupado pelas
manchas (figura 04). A esta complementaridade, a teoria denomina de “projeção
paradigmática da triangularidade, espacializada e circunscrita”. (D’Ávila, 2003, p. 154)
observada como continuidade projetiva do lado inferior direito da caixa da boneca.
1...,1036,1037,1038,1039,1040,1041,1042,1043,1044,1045 1047,1048,1049,1050,1051,1052,1053,1054,1055,1056,...1290
Powered by FlippingBook