Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1039

mínimas de significação, designada a essência do não-verbal, o seu nível profundo,
pudemos demonstrar a existência do caráter simbólico puro, denotativo. E, a partir daí,
constatar que o imenso
fascínio que o Homem-Aranha exerce em seus fãs não reside no
caráter humano em demasia que é posto em discurso pelo destinador, mas
principalmente, na construção de sua imagem visual que atrai e manipula o destinatário
por sedução e provocação – ora centralizando-o em momentos de ação decisiva na
busca de soluções e perigos eminentes, ora descentralizando-o em momentos de
estaticidade, expectativa e torpor frente a novos perigos fabricados.
Referências
D’AVILA, N.
Análise semiótica do fato musical brasileiro batucada
. Tese
(Doutorado em Ciências da Linguagem - Lingüística - Semióticas Verbal,
Musical e Sincrética). França: Universidade Sorbonne, Paris III. l987. (no
prelo).
_______. Le rythme statique, la syncope et la figuralité. In: GROUPE EIDOS
(Org.).
Sémiotique du beau
. Paris I/Paris VIII: l’Harmattan, 2003b. p. 141-
159.
_______. Le salon de la redécouverte du Brésil - son Art. In: GROUPE
EIDOS (Org.).
Sémiotique du beau
. Paris I/Paris VIII: l’Harmattan, 2003c.
p.240-249.
_______. Le stéréotype, en musique, comme porteur de valeurs dans la quête
de l'identité - Le stéréotype: usages, formes et stratégies.
Actes du XXI ème
.
Colloque d'Albi
: Langages et Signification - Org. V. Fillol Albi – França –
Disponível em : <
_
act0002.htm>. Acesso em: Jui./2001 a.
_____. Semiótica e marketing (BRAHMA). A manipulação, através da
síncopa, nas linguagens verbal, musical e imagética. In: PEREIRA, J. (Org.).
Anais do II Congresso Nacional de Lingüística e Filologia (CIFEFIL)
. Rio
de Janeiro: Dialogarts (UFRJ). 1999a. p. 468-480.
_____. Semiótica na publicidade e propaganda televisiva. In: AZEREDO, J. C.
(Org.).
Letras & comunicação
- uma parceria no ensino de língua portuguesa.
V Fórum de Estudos Lingüísticos. Petrópolis: Vozes, 2001a. p.101-121.
1...,1029,1030,1031,1032,1033,1034,1035,1036,1037,1038 1040,1041,1042,1043,1044,1045,1046,1047,1048,1049,...1290
Powered by FlippingBook